Sesc Jundiaí realiza “Dias de Vinil” com feiras de discos e participações dias 29 e 30

Em comemoração ao Dia nacional do Disco de Vinil, celebrado em 20/4, o Sesc Jundiaí preparou ‘Dias de Vinil’, uma feira de discos em que os amantes da música terão a oportunidade de se encontrar e garimpar raridades e novidades enquanto curtem um som. A programação traz expositores, além de palestra, pocket-show e DJs tocando seus sets durante o dia todo. O evento é gratuito e acontece nos dias 29 e 30 de abril, sábado e domingo, no terraço do Sesc, das 11h às 19h.

O Dia do Disco no Brasil remonta ao final dos anos 70. A data surgiu em 1978, quando um grupo de fãs e admiradores de discos, decidiu homenagear o cantor e compositor Ataulfo Alves (1909-1968), falecido dez anos antes em um 20 de abril.

‘Dias de Vinil’ mescla feira e exposição de discos de vinil, atrações artísticas e bate-papos sobre o universo e a importância dos discos de vinil no Brasil e no mundo.

No Brasil, o vinil foi um dos principais formatos de gravação de música até a década de 1990, quando começou a perder espaço para novas tecnologias. No entanto, o formato nunca deixou de ter uma legião de fãs e colecionadores, e atualmente vive um renascimento, com o surgimento de novas lojas especializadas e o aumento do interesse por parte de novas gerações de ouvintes. Sendo assim, a realização da programação “Dias de Vinil” se justifica em torno de quatro objetivos:

Conexão com a história da música: as feiras de discos são uma maneira de entrar em contato com a história da música e seus diversos gêneros e artistas. Muitas vezes, as feiras apresentam discos raros ou difíceis de encontrar, permitindo que os amantes da música tenham acesso a uma variedade de materiais que podem enriquecer seus conhecimentos sobre a música.

Promoção da cultura e da arte: as feiras de discos também promovem a cultura e a arte de forma geral, já que a música é uma das manifestações artísticas mais importantes em todo o mundo. A atividade contará com a presença de DJs especializados, que enriquecem a experiência do público.

Fortalecimento da comunidade de colecionadores: as feiras de discos são uma excelente oportunidade para que os colecionadores possam se encontrar e trocar informações, discos e outros materiais relacionados à música. Isso ajuda a fortalecer a comunidade de colecionadores, promovendo a troca de conhecimento e experiências. As feiras de discos também são importantes para a economia local, uma vez que geralmente atraem visitantes de outras cidades e regiões, incentivando o turismo e o comércio local.

Preservação da memória musical: as feiras de discos também contribuem para a preservação da memória musical, uma vez que muitos dos discos vendidos nas feiras são raros ou antigos, e podem estar fora de catálogo. Dessa forma, as feiras ajudam a manter viva a história da música, permitindo que novas gerações tenham acesso a esses materiais e possam apreciar a música de diferentes épocas e estilos.

Confira a programação completa:

Dia 29/4 (sábado)

DJs

11h30 – Lika Marques

13h – Andrew

14h30 – Janaina Nas

17h45 – Paulão

Palestra

16h – A História da Música Brasileira por meio de seus Álbuns Clássicos
Com Ricardo Alexandre, jornalista e escritor

Ricardo Alexandre propõe um sobrevoo histórico sobre diferentes fases, movimentos e estilos da música brasileira usando como matéria prima seus principais álbuns lançados em CD e LP.  Alexandre é apresentador e produtor do podcast “Discoteca Básica”, que organizou a maior eleição já realizada no Brasil a respeito dos discos que não podem faltar em uma boa coleção.

Dia 30/4 (domingo)

11h30 – Eduardo Brechó

13h – Gabi Pensanuvem

14h30 – Nyack 

17h45 – Meu Caro Vinho

Show/Palestra

16h – Papo Pop – Vinil Vive

Murilo Lima e Bozzo Barretti se revezam entre vários instrumentos e vozes contando e cantando histórias da música pop por meio de discos historicamente importantes. O foco não será o aspecto tecnológico do advento do vinil na indústria fonográfica, mas, sim, o que o vinil trouxe para o mercado, gerando uma expansão criativa e inovações para o âmbito da música no Brasil e no mundo.

Expositores

Rodrigo Francisco Alves – Choke discos (São Paulo)
Novos e importados, lacrados e raridades. MPB, punk, jazz, soul, pop, promoções, metal, rock, blues e surpresas.

André Luís Alves Santos – I’m a Vynil Lover (São Paulo)
Especialista em discos de Black, funk, MPB, brasilidade, soul e um pouco de tudo

Adriano Rosa (Campinas)
MPB, rock, jazz e muitas promoções

Patrício Mascigrande – Redentor Discos (São Roque)
Nacionais e importados, rock, pop, MPB, anos 80, samba, jazz, blues e soul

Daniel Pontes Pereira Vajani – Escafandro Discos (São Paulo)
Rock, MPB, brasilidade, raros e promoções

Paulo Sakae Tahira – Patuá Discos (São Paulo)
Especializada no garimpo de pérolas raras ou indispensáveis. A variedade de repertório é prioridade: MPB, jazz, soul, funk, rock, reggae, rap, afro & latin beats

Human Head (São Paulo/Nova York) – Eduardo Fernando Marques Mazarao

Music Lovers Store (São Paulo) – Renato Klein Targa
Especializada em pop e Indie importado, discos novos.

O Sesc Jundiaí fica na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.
Acompanhe toda a programação do Sesc Jundiaí pelos canais:

Portal Sesc SP  | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Serviço:
Feira de Discos
Dias de Vinil
Dias 29 e 30/4. Sábado e domingo, 11h às 19h
Terraço | Livre | Grátis
Atividade sem retirada de ingressos

Da Redação

Foto:Divulgação/Sesc Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *