Perfumes de nossas vidas!

Per Fumare, vem do Latim, ato de fazer fumaça, com ervas, cascas de árvores e raízes aromáticas.  Há indícios de que os homens das cavernas já perfumavam seu ambiente, com a queima dessas folhas e raízes.

Mas foi  a partir do século 18 que a perfumaria ganhou destaque no mundo e passou a ser item de destaque de grandes grifes, com consumo habitual, surgindo assim as perfumarias e s perfumes inesquecíveis, como o Chanel nº 5, que desde sua criação, por Mademoiselle Chanel,  é perfume mais vendido do mundo.

Mas vamos para uma história mais recente, aos mais marcantes das  décadas de 1980 e 1990. Tenho certeza, você se verá aqui e vai recordar de grandes momentos em sua vida. É essa a aura mágica de um perfume, marcar um momento incrível, uma pessoa inesquecível, um instante sagrado, algo precioso em nossas vidas.

Esses frascos cheios de intenções fará  você recordar, com certeza de alguém ou alguma coisa…E então feche os olhos e viaje…  

Anaïs Anaïs, de 1978 de Cacharrel, com toques verdes de açucena, madressilva, jacinto, cravo, rosas e madeira de sândalo, tornou se um clássico que agradou mulheres de todas as idades.

Loulou, o perfume do vidro turquesa da grife Cacharrel, criado em 1987, sua base é jasmim, laranja amarga ,baunilha e incensos, tinha a missão de traduzir um misto de ingenuidade e paixão.

Paloma Picasso, um clássico de 1985, composto por tabaco selvagem, almíscar, patchuli e rosa de maio, seu nome já diz tudo. Era intenso e misterioso.

Trésor de Lancôme, de 1990, campeão de vendas até hoje, envolto num buquê mágico de flores, como jasmins e rosas tem o poder de traduzir a doçura do ser feminino.

Allure de Chanel também vem lá de 1996, cheio de classe em suas notas de tangerina da Sicília, vetiver do Haiti, baunilha bourbon, madressilva, magnólia e jasmins exóticos. Sua responsabilidade era de interpretar uma mulher cosmopolita e livre.

Amarige de Givenchy, do ano de 1991, um dos primeiros perfumes da alta perfumaria com apelo unissex, pois sua composição agradava  á todo mundo. Trazia em suas notas, o almíscar, madeiras nobres, âmbar cinza, flor de aromo e a doce gardênia.

Acqua de Gio, 1995 de Armani, esportivo, com frescor jovial, traz  logo a sensação do mar, é vendido até hoje. Suas agradáveis notas vem de madeiras aromáticas, algas, jasmins, uva moscatel, jacinto branco e frésia.

Angel de T. Muegler, não poderia deixar de falar de Angel! Um dos perfumes mais vendidos do mundo ainda hoje. Virou sensação na década de 1990, sua base fascinante de aromas possui doçura e poder, com um buquê aromático feito para seduzir. Bergamota doce, tangerina, nectarina da Itália, pêssego, frutas vermelhas, mel, chocolate, baunilha e, caramelo, um banquete para anjos, daí o nome Angel.

 

Essas são as mais marcantes das décadas de 1980 e 1990, mas tem o Dolce & Gabanna, um clássico; O Alliage de Estée Lauder; o Amazone de Hemés; o Roma de Laura Biggiotti; o Dali Femme de Salvador Dali; o Vendetta de Valentino; e tantos outro que marcaram esse tempo de transformação no mundo e em nossas vidas.

E aí lembrou de coisas boas?

Alguém inesquecível?

Um lugar?

Um momento?

Um beijo?

Um olhar?

Uma conquista?

Era essa a intenção!  

Trazer emoção e informação com gosto de doçura  e muitas recordações para meus queridos leitores.

Em breve falaremos da perfumaria das  últimas décadas, de 2.000 até agora.

Enquanto isso se delicie e relembre tudo que um bom aroma pode te trazer de volta do passado, para encantar esse seu dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *