Ervas aromáticas transformam as preparações

Um feijão sem louro, uma pizza sem orégano, um frango sem alecrim… Para quem ama cozinhar, isso é quase impossível!

Quando a comida é preparada com a técnica correta e sua base  saborosa, as ervas entram para salientar os sabores e, muitas vezes, na decoração do prato.

Podem ser utilizadas secas também, como o louro, orégano e sálvia.

As ervas aromáticas transformam as preparações. Podem ser cultivadas com facilidade em pequenos vasos na sua própria cozinha.

Um dos motivos pelo qual as pessoas ainda insistem em usar os temperos prontos é a facilidade de ter sempre algo à mão, sem precisar de muito trabalho. Mas assim como muitos outros aspectos de uma alimentação saudável, ter temperos frescos e naturais à mão também é uma questão de planejamento. Por isso, facilite sua vida. Existem algumas formas de ter os temperos frescos sempre à mão:

Tenha uma horta! Escolha os temperinhos que você mais gosta e tenha-os em pequenos vasinhos. As ervas se adaptam muito bem em vasos grandes e pequenos e ficam um charme decorando sua cozinha.

As ervas frescas são normalmente mais aromáticas e garantem mais benefícios do que as secas. Quando não é possível ter uma horta, tenha-as na versão seca. Outro ponto a favor das ervas secas são as misturas que podem ser compradas prontas.

Se você não tiver sua mini-horta de temperos, mas puder comprá-las frescas , uma excelente estratégia para que  durem mais tempo é congelar! Você pode higienizar e secar bem as folhas, picar se for o caso, e congelar em seguida. Ou ainda, você pode congelar as ervas em forminhas de gelo, com azeite ou manteiga derretida, para fazer cubinhos de azeite ou manteiga aromatizados.

Abaixo uma receita que preparo há anos e faz sucesso em todos os almoços da família.

 

Receita de Arroz de ervas

Ingredientes

300 g de arroz

1 cebola média

600 ml de caldo de carne ou legumes (preparar com cenoura, salsão e cebola).

3 colheres (sopa) de ervas aromáticas picadas (manjericão fresco, cebolinha e salsa.)

2 colheres (sopa) cheia de manteiga

250g de queijo ralado grosso.

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Descasque, pique a cebola e refogue na manteiga.

Junte o arroz, tempere com um pouco de sal e envolva bem.

Coloque o caldo e deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, em fogo brando.

Estando o arroz cozido, retire do fogo e acrescente as ervas picadas, o queijo e o restante da manteiga.

Mexa e sirva como acompanhamento de carne grelhada, bifes.

Rendimento: 4 porções

Fotos: Adriana Zutini

Adriana Zutini

Adriana Zutini

É fotógrafa desde que nasceu... Capturar almas sempre foi seu foco, mesmo que sem uma câmera nas mãos. Louca por viajar e cozinhar. Se formou em gastronomia e caminha pelos aromas e texturas. É agitadora cultural e preside o Gabinete de leitura Ruy Barbosa. Dividirá dicas de gastronomia de maneira leve, com receitas e fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *