Gramado: a rota do vinho, chocolate e flores

O Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um espetáculo! E tudo muitooooo caro!!!! Mas, se viajar uns 15 dias antes do início do evento (que começa geralmente na segunda quinzena de novembro) vai  encontrar por lá algumas ruas já decoradas para o Natal, e aproveitar roteiros interessantíssimos como a rota do vinho e chocolate, por metade do preço. É isso mesmo gente: metade do preço. Então, que tal aproveitar o feriado e partir para Gramado? Mas, se o orçamento permitir, como eu disse no início do artigo, o Natal Luz é um espetáculo.

Considerada a “Europa brasileira”, Gramado realmente faz jus ao título. Ao anoitecer, por lá faz frio na mesma intensidade que na Europa. O sistema de transporte é super organizado e a infraestrutura da cidade é de dar inveja: praças floridas o ano todo, e há quem diga que lá é a cidade do amor, já que por todas as ruas e praças você encontrará uma florzinha chamada “amor perfeito”.

Há alguns passeios imperdíveis que não ficam no Centro de Gramado, então, uma das opções mais práticas é contratar um ônibus turístico para ir às cidades vizinhas. O valor é em média  R$ 90 à R$ 150,00 por pessoa. Nos próximos posts vamos falar de 7 coisas que você não pode deixar de fazer no Rio Grande do Sul:

1.Visitar o Snowland, que é o primeiro parque de neve indoor das Américas;

2.Tomar vinho, provar os chocolates e ir a um rodízio de fondue;

3.Ir à Bento Gonçalves de Maria Fumaça;

4.Conhecer o Parque Nacional do Caracol;

5.Ir à Canela visitar a Catedral de Pedra;

6.Visitar a fábrica da Tramontina;

7.Conhecer a fábrica Cristais de Gramado.

Rota dos Vinhos é passeio imperdível em Gramado

E vamos ao Top 14 que você deve visitar na cidade:

  1. Aldeia do Papai Noel

Na Aldeia do Papai Noel, o Natal dura um ano inteiro. Situado no coração de Gramado, mais precisamente no Parque Knorr, o lar do bom velhinho e suas renas foi montado na primeira casa de estilo bávaro da região. Cercado de belos pinheiros, o local é uma boa opção de passeio para toda a família. Vale lembrar que a Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil.

Endereço: Rua Bela Vista, 353 – Centro

Funcionamento: diariamente, de domingo a quinta-feira das 09h30 às 17h e em sextas e sábados, das 09h30 às 18h.

  1. Avenida Borges de Medeiros

Tudo passa pela Avenida Borges de Medeiros, que concentra as maiores atrações de Gramado. É aqui que estão o Palácio dos Festivais, onde se realiza o Festival de Cinema, a Igreja Matriz São Pedro, decorada com os discípulos de pedra e o Largo da Borges – apenas para citar alguns pontos turísticos.

Não deixe de caminhar lentamente pela avenida e apreciar os principais símbolos de Gramado – e, claro, as lojas

  1. Gramado Zoo

Classificado na categoria A do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o GramadoZoo se diferencia da maioria dos zoológicos em sua proposta: a preocupação ambiental com o bem-estar animal, a pesquisa e a educação biológica.O local conta com mais de 1,5 mil animais exclusivamente da fauna nacional. Mas eles não ficam atrás de grades e sim protegidos por vidros blindados, o que possibilita uma interação mais próxima, através de viveiros gigantes. Não perca a visita.

Endereço: RS-115 p/ Taquara, km 35 (distrito de Várzea Grande), 6 km, – Gramado – RS

Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.

  1. Harley Motor Show

Neste bar-museu, o ronco do motor e o vento na cara é que fazem a diferença. No subsolo do Museu de Cera de Gramado, fica o Harley Motor Show, local perfeito para tomar uma boa cerveja e apreciar o espírito Harley, já que o ambiente de estilo americano é adornado por motocicletas de todos os lados.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507 – Subsolo, Gramado – RS

Funcionamento: Diariamente, das 8h às 19h.

  1. Igreja Matriz São Pedro

Com, aproximadamente, 72 mil pedras basalto e uma torre de 46 metros, a Igreja Matriz São Pedro é um dos mais imponentes pontos turísticos de Gramado. No exterior da construção, você pode contemplar belas esculturas dos 12 Apóstolos e, no interior, os charmosos vitrais. A belíssima Igreja fica bem na foto de qualquer ângulo, seja noite ou dia. Vale uma visita.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro.

Funcionamento: Diariamente, das 7h30min às 21h (até meia-noite na época de Natal).

  1. Lago Joaquina Rita Bier

Perfeito para uma caminhada no final de tarde, o Lago Joaquina Rita Bier tem 17 mil m² e é ladeado por extensa vegetação, inclusive belas araucárias. Idealizado por Leopoldo Rosenfeld, é um dos locais mais agradáveis de Gramado.

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, Centro, próximo à Rótula das Bandeiras

  1. Lago Negro

Perfeito para um piquenique, o Lago Negro é o principal cartão postal da cidade de Gramado. Um passeio pelos pinheiros, azaleias e hortênsias às margens do lago é indispensável. Quem sabe você não encara até uma volta de pedalinho?

Endereço: Rua A. J. Renner – Bairro Lago Negro

Funcionamento: 24 horas.

Entrada: Gratuita

Belos jardins enfeitam a cidade
  1. Mini Mundo

Criado pela família Höppner, em 1981, o Mini Mundo é um Parque que reproduz uma cidade em miniatura, com réplicas de construções reais reproduzidas em tamanho 24 vezes menor. Bem ao estilo da Legoland, na Dinamarca, o local é uma atração imperdível para quem vai a Gramado.

Observe bem, porque cada bonequinho e construção tem sua história.

Endereço: R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto

Funcionamento: Diariamente, das 9h15 às 17h.

  1. Museu de Cera

Inaugurado no final de 2009, o Museu de Cera Dreamland é mais uma opção para os turistas que visitam Gramado. No local, é possível encontrar réplicas de ícones do cinema e da cultura pop, em mais de 20 cenários temáticos distribuídos em uma área de mais de 1.000 m². Um passeio divertido para toda a família.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507 – Ipê Amarelo

Funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h.

  1. Museu do Automóvel – Hollywood Dream Cars

Inaugurado em julho de 1997, o Museu do Automóvel Hollywood Dream Cars reúne os mais belos exemplares da indústria automobilística das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. São aqueles mesmos modelos que fizeram história no cinema, lembra? Amantes de carros não podem perder a visita.

Endereço: Av. das Hortênsias, 4151 – Dutra

Funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h.

  1. Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais sedia o Festival de Cinema de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

O Palácio dos Festivais é um dos destaques da cidade por sediar um dos maiores eventos cinematográficos do país, o Festival do Cinema de Gramado. Ele premia os melhores do cinema brasileiro e latino com os famosos “Kikitos”. O evento é realizado por lá anualmente, desde 1973. Se você é amante da sétima arte, não perca a oportunidade de conhecer a estrutura.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro

  1. Rua Coberta

Um dos lugares mais aconchegantes de Gramado, a Rua Coberta reúne bares, restaurantes e cafés. Protegida por um charmoso telhado de vidro, ela representa um dos principais pontos turísticos da cidade – perfeitos para uma bela fotografia de lembrança da visita à Serra Gaúcha.

Endereço: Condomínio Centro Com Hugo Bertoluci – R. Me. Verônica, 30 – Centro

  1. Snowland

É difícil encontrar neve em Gramado, mas desde a inauguração do Snowland você pode contemplar esse fênomeno o ano inteiro. O primeiro parque de neve indoor das Américas tem uma área total de 16 mil metros quadrados, onde ocorrem mais 30 atividades recreativas para agradar pessoas de todas as idades.

Endereço: Rodovia RS-235, 9009 – Carazal

Funcionamento: Diariamente, das 10h às 17h

  1. Super Carros

Já imaginou dirigir uma Ferrari? Pois no Super Carros é possível. O prédio de dois andares tem 2400 m² de área e é inteiramente dedicado aos amantes do automobilismo. São mais de 30 modelos de super carros exposto e disponíveis para teste.

Endereço: Av. das Hortênsias, 4635 – Centro

Funcionamento: Diariamente, das 9h às 19h.

Conceição Pacheco

Conceição Pacheco

Conceição Pacheco é jornalista, mestranda em linguística pela Unicamp, e uma mulher apaixonada por viagens! Ela compartilha seus roteiros no Blog Viagens em Conta.

3 thoughts on “Gramado: a rota do vinho, chocolate e flores

  • Novembro 3, 2017 at 9:21 pm
    Permalink

    Realmente Gramado é lindo e apaixonante!!! Visitei muitos lugares linnndos e incríveis. Super indico! Parabéns pela matéria Con. Beijos

    Reply
  • Junho 24, 2018 at 7:08 pm
    Permalink

    Muito Bom! Gostaria de saber o que tem de melhor para frequentar nas noites de Gramado!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *