Sesc Jundiaí recebe exposição German Lorca – Arte Ofício Artifício

O Sesc Jundiaí recebe, a partir do dia 11 (sábado) a exposição German Lorca – Arte Ofício Artifício, que apresenta, em linha do tempo, os trabalhos mais notórios do fotógrafo German Lorca.

No dia da estreia da exposição no Sesc Jundiaí, o fotógrafo German Lorca estará na unidade participando de um bate-papo aberto para todos os públicos, a partir das 15h.

Exposição reúne imagens feitas pelo fotógrafo ao longo da carreira

Nascido em São Paulo, no ano de 1922, 100 dias depois da Semana de Arte Moderna, German Lorca logo cedo despertou o interesse pela fotografia, chegando a se filiar no Foto Cine Clube Bandeirante, mas ao contrário de todos os fotoclubistas, que tinham a fotografia apenas como um hobby, German logo se tornaria um fotógrafo profissional, montando um estúdio profissional e realizando trabalhos publicitários.

A exposição que vem ao Sesc Jundiaí, sob a curadoria de Eder Chiodetto, aborda as três fases que definem a trajetória fotográfica de German Lorca. A primeira parte, intitulada como Arte, enfatiza as experimentações do fotógrafo diante do código fotográfico, com muitas cores, sombreamento e paisagens, como mostrada na fotografia “Três Sóis”, registrada por German no ano de 1980, mostrando o efeito luminoso do sol sob a floresta, como se houvessem três sóis.

A segunda parte, denominada Ofício, adentra no universo publicitário de German, apresentando inúmeras fotografias feitas por ele que foram utilizadas em peças publicitárias, como campanha do Jeep Willys Overland, feita em 1972, que para mostrar a versatilidade e os múltiplos usos possíveis da caçamba do veículo, German Lorca fez as fotos do carro, com uma girafa em cima da carroceria! A indústria fonográfica também foi contemplada com os trabalhos visuais de German, que fotografou a capa dos discos da cantora Vanusa e do grupo Os Incríveis, ambos no ano de 1969, além de outros artistas.

Mostra prossegue até fevereiro de 2018

E, por fim, Artifício, a última parte da exposição reúne um apanhado de fotografias atuais, e até mesmo inéditas, mostrando o quanto German Lorca tem se divertido com novos limites e possibilidades expressivas, somadas ao experimentalismo e o forte de uso de cores, já costumeiro do fotógrafo, conforme apresentado na obra “Pipas Curvas e Paralelas”, feita no ano 2000, a fotografia mostra pipas sobrevoando o céu no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com muitas cores e nuances lúdicas.

German Lorca – Arte Ofício Artifício fica em exibição no espaço expositivo do Sesc Jundiaí até o mês de fevereiro de 2018.

SERVIÇO

German Lorca – Arte Ofício Artifício

De 11/11/2017 a 18/2/2018. Terças a Sextas, 9h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, 10h às 18h30

Área de Exposições | Livre | Grátis

Bate-Papo com German Lorca

Dia 11, Sábado, 15h.

Área de Exposições | Livre | Grátis

 

Da Redação
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *