Fotógrafa Adriana Zutini homenageia Gabinete de Leitura Ruy Barbosa em exposição

A fotógrafa Adriana Zutini, presidente do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, sempre se encantou com os detalhes que, com seu olhar apurado, conseguia observar no Gabinete. Pequenas delicadezas arquitetônicas, destaques de luz e sombra, objetos vistos de outro ângulo: todos esses aspectos que poucos percebem estarão na exposição de fotos “De olho no Ruy”, com cerca de 20 imagens em preto e branco, que será aberta nesta segunda-feira (9), celebrando os 110 anos da instituição, celebrados no dia 28 de abril.

Jundiaí há 110 anos

No dia 28 de abril de 1908, Conrado Augusto Offa, João Xavier Dias da Costa, Benedito de Godoy Ferraz, Artur Basílio de Oliveira, Carlos Hummel Guimarães, Manoel Martins de Azevedo e outros 62 funcionários Companhia Paulista de Estradas de Ferro fundavam o Gabinete de Leitura de Jundiaí. No seu início, o Gabinete contava com uma biblioteca de 104 títulos, assinava três jornais da região e dois jornais locais. A primeira sede da instituição foi em uma casa próxima ao antigo Cine Ipiranga, na Rua Barão de Jundiaí. Só em 1922 passa a ocupar a atual sede, na praça onde se localizava a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Hoje o Gabinete conta com um acervo de aproximadamente 53 mil volumes e assinatura de 7 jornais e 29 revistas, além de biblioteca infantil, espaço para pesquisa, auditório e sala de computadores com wi-fi; na copa, chá e café estão disponíveis o dia todo, criando um ambiente sempre acolhedor. Saraus e exposições estão entre as ações programadas para reunir associados e manter a referência cultural do Gabinete, que está um uma lista de apenas 2 ou 3 no Brasil todo.

SERVIÇO

Exposição de fotos “De olho no Ruy”, de Adriana Zutini

De 9 a 30 de abril

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20 horas; sábados das 8h30 às 17h e domingos das 8h30 ao meio-dia

Entrada franca

Endereço: Rua Candido Rodrigues, 301, Centro, Jundiaí

Mais informações:  (11) 4521-6204

 

Da Redação
Fotos: Adriana Zutini

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *