Semana Mundial do Brincar tem programação especial no Sesc Jundiaí

De 20 a 28 de maio, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar. Idealizado pela Aliança Pela Infância, o evento acontece em todas as unidades do Sesc e este ano tem como tema “Brincar de Corpo e Alma”.

Serão centenas de atividades gratuitas, entre vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contação de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Tudo para que os adultos possam refletir sobre o tema e junto com as crianças sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: pular, correr, batucar, desenhar, cantar, imitar, enfim, brincar.

No Sesc Jundiaí, a programação tem início já no dia 19, das 13h às 16h, com a instalação “Ninho Cantante”. Ao longo da semana, o público pode participar de diversas brincadeiras, contações de histórias com Kiara Terra, show para a primeira infância com Reginaldo 16 toneladas, oficina de reinvenção de brinquedos, capoeirinha d´Angola e atividades que privilegiam o lúdico e o livre brincar. A palestra de Lucilene Silva levanta a questão: qual o risco que a humanidade corre quando deixa de brincar?

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e seus adultos de referência, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo que promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural, com ações sobre o universo da Primeira Infância, além de espaços físicos pensados para esse público.

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600. Informações pelo telefone 11.4583.4900.

Confira a programação completa do Sesc Jundiaí para a Semana Mundial do Brincar:

ESPETÁCULOS

A BRUXA MALABÉ
Na trama, uma mulher e seus cinco filhos vivem num vilarejo distante. Decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos, que caem facilmente nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada transforma crianças em trecos e cacarecos, enfeitiçando-os com sua magia. A mãe será guiada por um pássaro falante para encontrar os filhos e tentar recuperá-los. Direção: Dino Bernardi. Com Cia. Cornucópia de Teatro.
Dia 20. Domingo, 16h
Teatro | 220 lugares | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.
Duração: 60 minutos

CANÇÕES PARA PEQUENOS OUVIDOS
É anunciado o concerto de uma grande orquestra. Enquanto o palhaço Sandoval aguarda ansioso a chegada dos grandes músicos, quatro palhaços chegam para atrapalhá-lo. Ao se depararem com um palco cheio de instrumentos musicais, quinquilharias e objetos largados no local, cada um ao seu tempo entra em contato com suas memórias e conta uma história em forma de canção. Concepção, Cenografia, Direção Musical e Arranjos: Fernando Escrich. Direção: Fernando Escrich e Anderson Spada. Com a Orquestra Modesta.
Dia 27. Domingo, 17h30
Área de Convivência | Grátis
Duração: 60 minutos

BRINQUE AQUI
O Brinque Aqui é um espetáculo que o público participa. O brincar, em sua imensa rede de possibilidades, torna cada dia de espetáculo uma experiência única. O corpo, as vozes e a imaginação do público se somam à das artistas Kiara Terra e Angela Coltri.
Dia 27. Domingo, 16h
Teatro | 220 lugares | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.
Duração: 60 minutos

 

SHOW

MÚSICAS PARA BRINCAR
Uma viagem musical que transita entre os estilos da MPB, a bossa, o samba e o jazz, em grandes clássicos da infância. O show, expressa o charme e a elegância da música brasileira com canções que marcaram as gerações para conquistar todo o público dos avós aos netos, sobretudo Arte para Todos. O show promete ser uma deliciosa brincadeira entre a música, seus horizontes e a expressão do repertório além da aproximação da plateia mostrando o que cada instrumento representa na música. Com Reginaldo 16 toneladas e banda.
Dia 26. Sábado, 16h
Área de Convivência | Grátis
Duração estimada: 90 minutos

 

INSTALAÇÃO

NINHO CANTANTE
Entre caixinhas de música e apitos de pássaros, Ninho Cantante nasce de uma necessidade inventada de trançar espaço de aconchego em itinerância para pousos e nutrição de encontros poéticos, lúdicos e afetivos. Inspirada na poética das miudezas de Manoel de Barros, a instalação evoca a importância do singelo, da receptividade atenta no olhar e na escuta, propondo um retorno à era da “invencionática”, convidando pássaros adultos e crianças a adentrarem um ninho em tamanho de gente grande para alçar voos extra-cotidianos.
Dia 19. Sábado, 13h às 16h
Área de Convivência | Grátis

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

DIVERSIFICA
O espetáculo de contação de histórias “Diversifica” traz com leveza e cantoria, a beleza das tantas diferenças que nos habitam. É pra vir, brincar e ser quem é, sem medo de ser feliz! Com a Cia. Benedita na Estrada.
Dia 22. Terça, 19h
Área de Convivência | Grátis

DE PONTA CABEÇA DE CABEÇA PRA BAIXO – HISTÓRIAS PARA BRINCAR COM SUPER PODERES
Uma narrativa sobre como a brincadeira faz a gente entender o mundo, nossas fraquezas, poderes de equilibrar e sair de armadilhas. Com Kiara Terra.
Dia 27. Domingo, 11h
Área de Convivência | Grátis

A GRANDE HISTÓRIA DA BRINCADEIRA – CONTOS PARA OUVIR COM A PONTA DO PÉ
Quais são os brinquedos que outras crianças, de lugares inimagináveis brincam? Essa narrativa conta três episódios de confecção de brinquedos que revelam a delicadeza e a força das brincadeiras. Uma jornada divertidíssima, curiosa e reveladora sobre o brincar. Com Kiara Terra.
Dia 26. Sábado, 11h
Área de Convivência | Grátis

 

VIVÊNCIA

CRIANÇANGOLA
Atividade que potencializa dinâmicas corporais e espontâneas de alegria, dança e jogo, em diálogo com o repertório da capoeira da Angola. Com Guga Cacilhas.
Dias 22 e 25. Terça e sexta, 17h
Teatro e Sala Múltiplo Uso 2 | 35 vagas | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

 

OFICINAS

BRINCADEIRAS NO ESCURO
Venha se divertir ao ver a sua sombra projetada na parede e descobrir que seu corpo pode criar muitas sombras diferentes! Com instrutores do Sesc.
Dia 23. Quarta, 10h às 11h30 e 17h às 18h30
Sala Múltiplo Uso 2 | 40 vagas | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

REINVENÇÃO DE BRINQUEDOS
Você tem um brinquedo velho e quebrado que não brinca mais? Tem aquele brinquedo que você já enjoou? Traga esse brinquedo para ser reinventado! Com instrutores do Sesc.
Dia 24. Quinta, 10h às 11h30 e 15h30 às 17h
Espaço de Brincar | Grátis

CORPO-INSTRUMENTO
Por meio de jogos lúdicos inspirados nas brincadeiras populares (amarelinha e dança de roda/ciranda, como exemplos) e com canções voltadas para o público infantil os participantes vão ao mesmo brincar e explorar o corpo como instrumento. A intenção é de que crianças e adultos façam uma ciranda, brincando, cantando e tocando o próprio corpo. Com Charles Raszl.
Dia 26. Sábado, 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 2 | 35 vagas | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

 

PALESTRA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
O brincar está na base da inteligência criativa, e, como qualquer inteligência, precisa ser desenvolvido. A criança com quem não se brinca não aprenderá a brincar e correrá riscos em muitos aspectos. Partindo dessa premissa, esse é o tema que será abordado no encontro: o risco que a humanidade corre quando para de brincar. Com Lucilene Silva.
Dia 23. Quarta, 14h
Sala Múltiplo Uso 2 | 60 vagas | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

 

OFICINA

CONSTRUÇÃO DE BONECAS
Atividade dedicada à confecção de bonecas de pano feitas com ervas, lavanda, alecrim, sálvia e menta. As bonecas podem ser fadas, princesas, bruxas, duendes, magos, e ao final os participantes podem levar sua boneca para casa. Com Cris Miguel.
Dia 20. Domingo, 10h30 às 12h30 e 14h30 às 16h30
Área de Convivência | 10 duplas (criança + responsável) | Grátis

Inscrições no local, 30 min. antes.

 

INSTALAÇÃO

ESPAÇO DE BRINCAR
O programa potencializa, por meio da ludicidade, o livre brincar na primeira infância. Crianças de 0 a 6 anos, acompanhados por seus responsáveis, são convidados a curtirem a brincadeira, criando e se divertindo juntos! Com educadores do Sesc.
Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Espaço de Brincar | Para menores de 6 anos, acompanhados do responsável | Grátis

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *