Câmera na Mão ensina jovens a trabalhar com técnicas audiovisuais

O especialista em cinema, Carlos Zaik, criou um curso de cinema totalmente gratuito e voltado para jovens de baixa renda em Jundiaí. Com técnicas audiovisuais, os alunos aprendem todas as etapas da produção de um filme. Por sua importância, o projeto foi selecionado pelo Proac, o programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. “Com o incentivo podemos ajudar os jovens a desenvolverem competências a partir do mundo do cinema, com muita cooperação, criatividade e leitura”, informa Zaik.

Ele informa que, além da criação cinematográfica, os alunos também apuram sua capacidade de escrita porque são levados à constante interpretação de texto. “É impressionante acompanhar o desenvolvimento deles e comprovar o quanto são capazes de se superar, aumentar a autoestima e o encanto pela produção de filmes”.

Além da concepção de roteiro, gravação, edição e direção, os alunos também atuam nos filmes que serão transformados em curtas metragens e apresentados na grande formatura que acontece em agosto no Sesc Jundiaí. “O envolvimento deles é enorme e muitos já pensam em seguir carreira na área audiovisual”, informa Zaik, lembrando que a Academia Internacional de Cinema, parceira técnica do projeto, dará uma bolsa de estudos para os dois alunos de maior destaque.

O projeto, que tem apoio cultural da Destro, já está em sua 4ª edição e se tornou uma websérie criada pelos jovens cineastas para o Youtube.

Contrapartida

 Além do “Câmera na Mão”, Carlos Zaik criou o curso “Cinema e Literatura” como contrapartida para poder utilizar o auditório da Biblioteca pelo projeto “Câmera na Mão “A troca foi excelente, porque, embora tenha surgido como uma demanda, o ‘Cinema e Literatura’ está se tornando um projeto independente e uma nova opção para os amantes de livros e cinema de todas as idades”, conclui Zaik.

Iniciado em abril, o “Cinema e Literatura” é gratuito e sua conclusão acontece em julho. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas no site .

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *