Grupo de samba Bumbo do Japi lança CD no Spotify

O primeiro CD do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, grupo criado em Jundiaí em 2012 por músicos e pesquisadores do samba paulista, será lançado nesta sexta-feira (15) na plataforma Spotify , maior serviço de streaming do mundo.

Com o objetivo divulgar as matrizes do samba rural, valorizando suas comunidades tradicionais e seus compositores, o Bumbo do Japi é formado pelos músicos João Fernandes, Alexandre Franco, Marcelo Franco, Araê Cainã, Luccas Martins e Henry Durante.

O cantor Marcelo Franco conta que o lançamento em streaming mostra a sintonia da banda com a força das plataformas digitais. “Entendemos a importância de se lançar o CD em streaming pelo alto consumo de música via internet, mas também para disponibilizar nossas composições para que qualquer pessoa do mundo, que gosta de samba, possa acessá-las a preço acessível ou de forma gratuita”. Ele informa que o grupo também fará o lançamento físico do CD.

O repertório desse primeiro CD traz a base rítmica do cururu, do maxixe, do samba rural e dos tambores dos batuques de terreiro, acompanhadas de melodias próprias e de parceiros como o sambista Toninho Melodia, o flautista Antonio Carrasqueira, o trombonista Allan Abadia, o sanfoneiro Rafael Cabello e o violeiro Fábio Porte.

Show-aula

As apresentações do grupo acontecem em lugares públicos e abertos, na forma de roda de samba, e no formato de show. O pesquisador e compositor Henry Durante conta que nos encontros o grupo conta a história do samba paulista de forma narrada e cantada, abordando os principais expoentes deste gênero musical, como Dionísio Barbosa, Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e  Zeca da Casa Verde.

“Damos destaque à influência do samba rural, do batuque, da congada em suas produções e apresentações mais intimistas, desenvolvidas em compasso com o repertório autoral dos nossos músicos e compositores, que exploram com maestria as harmonias e letras em composições que procuram renovar e ao mesmo tempo se manter na rica tradição do samba feito em terras paulistas”. Músicas e vídeos do Bumbo do Japi podem ser acessadas também pelo Facebook e Youtube.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *