Gastronomia: Confira a receita da torta integral de banana

O chá da tarde ou um café fumegante acompanhado de um doce quentinho sempre cai bem no inverno. A sugestão que o Acontece Jundiaí compartilha da Castelo Alimentos é a receita da torta integral de banana, preparada com farinha de trigo integral. Criada pela culinarista e nutricionista Cinthya Maggi,  é ideal para servir para garotada de férias ou nos dias mais frios. Experimente!

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

½ xícara (chá) de açúcar demerara

½ xícara (chá) rasa de Azeite de Oliva Castelo

6 bananas nanicas grandes

Creme:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite

1 colher (sopa) de amido de milho

Creme de Vinagre Balsâmico Tradicional Castelo para finalizar

Preparo:

Para a massa, coloque a farinha de trigo, a farinha de trigo integral e o açúcar em um recipiente. Regue com o Azeite de Oliva Castelo e vá mexendo com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Coloque a metade da farofa em uma forma para torta de fundo removível média (24cm de diâmetro). Descasque as bananas, corte-as ao meio e corte novamente ao meio no sentido do comprimento. Acomode os pedaços sobre a farofa.

Prepare o creme misturando o leite condensado, a mesma medida de leite e o amido de milho. Leve ao fogo até ferver. Mexa por mais 5 minutos, retire o creme do fogo.

Coloque o creme sobre as bananas. Cubra a torta com o restante da farofa e polvilhe a canela em pó. Leve a torna no forno médio (200◦C), pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Retire o doce do forno, espere amornar e remova o aro da forma. Coloque a torta em um prato de bolo. Enfeite a superfície com Creme de Vinagre Balsâmico Tradicional Castelo. Sirva.

Rendimento: 15 porções

Tempo de Preparo: 60 minutos

Calorias: 250 a porção

Crédito: culinarista e nutricionista Cinthya Maggi para Castelo Alimentos

 

Da Redação

Foto: Daniel Cancini

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *