Festival Sabores da Terra agita Águas de Lindoia no feriado

O Festival  Sabores da Terra está de volta a Águas de Lindoia, de 6 a 9 de setembro, quinta-feira a domingo, para celebrar a oitava edição. O evento gastronômico promete dias de interação e lazer, com programação voltada para toda família.

Em seu terceiro ano de sucesso, o festival, que já reuniu mais de 60 mil pessoas, se mantém fiel à filosofia de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais. O resgate das memórias e da cultura das regiões por onde passa é um dos diferenciais do Festival Sabores da Terra.

Pela segunda vez na cidade, a festa leva à Praça Adhemar de Barros as características exclusivas, que a fizeram uma das referências de sucesso em todo Estado de São Paulo. A entrada é 1kg de alimento não perecível. O ingresso faz parte da proposta solidária que acompanha a marca desde a primeira edição. A arrecadação será revertida em prol do Fundo Social de Solidariedade de Águas de Lindoia.

O resgate das memórias e da cultura das regiões por onde passa é um dos diferenciais do “Sabores da Terra”.

A “explosão de sabores” tem início na quinta-feira (6), às 18h, com atrações previstas até as 22h. Na sexta-feira (7), feriado em que se comemora a Independência do Brasil, e no sábado (8), o festival acontece das 12h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 16h.

O público tem a chance de degustar pratos diversificados da culinária raiz, clássicos da gastronomia nacional e internacional, cervejas e chopes artesanais, além de conhecer e levar para casa produtos regionais da feira do produtor. Serão mais de 20 expositores e produtores. Aulas-show, com a participação de chefes renomados, shows musicais todos os dias e espaço kids para as crianças incrementam ainda mais o evento.

Resgate de tradições culinárias

A segunda passagem do Festival Sabores da Terra por Águas de Lindoia, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, traz pratos e sabores inovadores capazes de atrair a atenção dos apaixonados pela gastronomia.

É o caso do porco espalmado, assado por inteiro, da equipe do Apaixonados por Churrasco. A churrasqueira é acesa no início da madrugada e depois de horas de cozimento, o prato é servido por volta do meio-dia, após ser “pururucado” e fatiado em porções. O resultado é de dar água na boca.

A oitava edição do “Sabores” ainda traz como destaque o assador Fábio Barbosa e a equipe do Rancho do Maiado, todos filiados à Associação dos Churrasqueiros do Brasil. Fábio, da cidade Monte Sião (MG), é vice-campeão na Competição Nacional de Churrasqueiros do Chile e campeão da 1ª Copa Sul-Americana de Churrasco, em Campo Grande (MS).

Ele vai pilotar o braseiro de um “Varal de Carnes”, que reúne linguiça artesanal, costelinha suína e fraldinha bovina, além de churrasco vegetariano, com abóbora cabotiá, mandioquinha, batatas e abacaxi.

A “Queima do Alho”, tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, cujo cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de chapa, também fica sob o comando de Fábio. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Para fazer a “Queima”, que é uma das estrelas do “Sabores da Terra”, Fábio Barbosa contará com a ajuda da Comitiva do Rancho do Maiado.

Outra atração confirmada é a Caminhoneta Burguer. O mestre churrasqueiro Jimmy Motta vai acender a brasa e deixar o povo babando. Jimmy e sua equipe servem hambúrguer artesanal preparado direto na parrila. Para o evento ele vai levar uma de suas especialidades, o hambúrguer de ossobuco no carvão.

Aulas-show gratuitas

A presença de chefs renomados durante o Festival Sabores da Terra já se transformou em tradição. Para a edição de Águas de Lindoia, a chef Mariana Helou, vencedora do Reality “Que Seja Doce“, do canal fechado GNT, fará uma aula de brigadeiro para os baixinhos na sexta-feira (7), feriado, às 14h30.

Graduada em Hotelaria, Mariana Helou foi a Londres, na Inglaterra, onde se formou Chef Pâtissier através da prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, além de especializar-se em decoração de bolos na Westminster College. A presença da chef no evento vai prestigiar e valorizar os talentos locais, já que Mariana é de Águas de Lindoia.

No dia seguinte, sábado (8), também às 14h30, é a vez do agrônomo Lucas Simão entrar em cena com uma aula de Charcutaria. Simão aprendeu a fazer linguiça há 10 anos em Bragança Paulista (SP), cidade que ficou famosa em todo o País pela iguaria, e se apaixonou pela arte.

Aprofundou-se no assunto com diversos cursos, inclusive no Sul do País. Nos “Pampas”, aprendeu as técnicas tradicionais dos imigrantes europeus sem o uso de conservantes e químicas. Atualmente cursando Gastronomia e filiado ao movimento Slow Food, uma das bandeiras levantadas pelo evento, Simão prega a valorização dos produtos locais e dos pequenos produtores.

A terceira aula-show da edição do “Sabores da Terra”, em Águas de Lindoia, será feita pelo chef Lucas Constantini, de Monte Sião (MG), no domingo (9), às 14h30. O profissional vai ensinar ao público que estiver na arena a receita de um bombom de damasco com morango, que chama “Amor ao Entardecer”.

Lucas Constantini é formado em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro, com pós-graduação em Gestão de Qualidade em Gastronomia. O chef se especializou em confeitaria. Participou de vários cursos na área e é campeão do reality “Que Seja Doce”, do GNT. Lucas Constantini ainda é medalha de bronze no Desafio “Hall da Fama“.

Também no domingo (9), participa da segunda passagem do “Sabores da Terra” por Águas de Lindoia o cuteleiro Rob Vulcan. Ele interage com o público durante a “Forja de Facas” ao vivo. Vulcan faz sucesso com grandes nomes da gastronomia do Brasil, entre eles os chefs Erick Jacquin (jurado do programa Master Chef), Emiliano Almada (Canal Santo Churrasco), Bento Cabral (Black Tie), além do mestre parrilero Daniel Mansur.

Shows  
Para animar ainda mais a festa na Praça Adhemar de Barros, o Festival Sabores da Terra traz shows especiais com artistas locais e da região.

A programação começa na quinta-feira (6), às 20h30, com a presença da dupla Adryan & Adriel, que faz sucesso na região do Circuito das Águas Paulista e já participou de inúmeros programas de televisão, como o “Caminhos da Roça“, da EPTV, afiliada da Rede Globo.

No feriado de 7 de setembro, sexta-feira, duas apresentações estão agendadas no parque gastronômico da praça principal de Águas de Lindoia. Às 12h30, sobe ao palco o Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira. A corporação é um dos destaques da cultura raiz no Estado e oferece ao público um repertório de sucessos sertanejos que marcaram época. Orquestras de viola, como a Morena da Fronteira, são presenças obrigatórias no festival que prestigia a cultura caipira.

Depois, às 21h, a banda D.I.Z no More faz um show acústico. Conhecida por abrir apresentações de grandes nomes da música na casa Red Eventos, em Jaguariúna, o grupo promete agitar a noite do feriado com clássicos do rock internacional.

Para o sábado (8), mais dois shows estão programados. O grupo Triloucura abre a programação às 12h30 com samba de roda da melhor qualidade. Ás 21h está de volta ao festival a consagrada banda The Brothers, que traz clássicos internacionais e que promete não deixar ninguém parado. A dupla Jonas e Diego fecha a grade musical no domingo (9), a partir das 12h30, com sucessos do universo do sertanejo universitário.

Para essa edição os hotéis oficiais do festival são: Hotel Vacance, Hotel Guarany e Hotel Fredy, todos apoiadores do evento e preparados para receber os turistas amantes da gastronomia.

Shows

Quinta-feira – 6/9
20h30
 – Adryan & Adriel (Sertanejo)

Sexta-feira – 7/9
12h30 – 
Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira (Sertanejo Raiz)

21h – D.I.Z. no More Acústico (Rock Classic Nacional e Internacional)
Sábado – 8/9
12h30
 – Grupo Triloucura (Samba e Pagode)
21h – The Brothers (Pop Rock Nacional e Internacional)
Domingo – 9/9
12h30
 – Jonas e Diego (Sertanejo Universitário)

Serviço

8º Festival Sabores da Terra
Local 
– Praça Adhemar de Barros, Centro, Águas de Lindoia-SP
Dias – 6 a 9 de julho, quinta-feira a domingo
Horários:
Quinta-feira
 – 18h às 22h
Sexta-feira (feriado) e sábado – 12h às 22h
Domingo – 11h às 16h
Entrada – 1 quilo de alimento não perecível
Informações – www.festivalsaboresdaterra.com.br

Da Redação
Fotos:  Milenium e Samir Tanurri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *