Pinacoteca apresenta novas exposições a partir desta quarta (31)

As exposições fotográficas “Simulacrum”, do artista plástico e curador João Borin, e “Referências de Jundiahy em foco”, de Regina Kalman estreiam nesta quarta-feira (31) na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí.  A abertura das mostras será às 19h e contará ainda com a intervenção artística do violonista e compositor Maicol Agiani, com música ao vivo de repertório variado de músicas instrumentais brasileira e internacional. As exposições seguem na Pinacoteca até o dia 28 de novembro.

“Simulacrum” traz os registros fotográficos de manequins de vitrine descartados em um ferro velho de Jundiaí e promete instigar o olhar dos visitantes sobre a humanização desse material sem vida, mas que desperta no imaginário sentimentos como abandono, carinho, sensibilidade e sensualidade. A exposição busca também provocar reflexões sobre o simulacro da figura humana representada por manequins que não mais vestem a última tendência da moda dois shopping centers.

Já a exposição “Referências de Jundiahy em foco” é composta por registros analógicos e digitais que retratam as modificações e permanências no cenário e na arquitetura urbanos de Jundiaí ao longo de quatro décadas. Entre os destaques da exposição, estão o registro da corte das figueiras para dar lugar à construção da antiga rodoviária (atual terminal Central) em 1975 e o registro da não mais existente Casa-do-Sal, a casa de taipa na rua do Rosário onde se comercializava o sal em 1977.

A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone pelo telefone 4586-2326.

Da Redação
Fotos:Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *