Carnaval também requer cuidados com a pele

O feriado de Carnaval está se aproximando. Para quem gosta da folia é hora de se programar para curtir a folia nos blocos de ruas e clubes, já os mais sossegados preferem aproveitar a praia ou a piscina com a família e amigos; nesse caso, a atenção com a pele deve ser redobrada.

Segundo a docente, Maria da Graça Barbi, da área de saúde e bem-estar do Senac Jundiaí é importante que os foliões mantenham a rotina de cuidados e redobrem a atenção com a proteção solar. “Durante os momentos de relaxamento e diversão, muitas vezes nos esquecemos de nos proteger da exposição excessiva ao Sol, o que pode ocasionar queimaduras e aumentar o risco de câncer de pele.”

No caso do filtro solar, a docente reforça que quanto mais clara for a pele, maior deve ser o fator de proteção solar. “Como nosso verão é muito rigoroso, é mais seguro usar a partir do fator 50 ou até mais; além disso, para quem gosta de protetor com cor é importante ressaltar que eles têm a mesma eficácia e o fato de ter o tonalizante na fórmula aumenta a proteção, pois cria uma barreira maior à radiação solar”, diz.

Além de aplicar o filtro solar antes de sair de casa, Maria da Graça acrescenta a importância de reaplicar o produto, pois ele pode ter sua ação diminuída quando em contato com o suor excessivo ou água da piscina ou do mar, aumentando as chances de queimadura. “Para aumentar a prevenção o ideal é se expor ao Sol somente até às 10 horas e após às 16 horas e utilizar bonés e chapéus.”

De toda forma, se as dicas não forem seguidas, e o folião passar do ponto, a orientação da docente em caso de vermelhidão é beber muita água, hidratar bastante a pele com produtos contendo Aloe Vera, vitamina E ou outros ativos calmantes e usar roupas leves. E em caso de bolhas, dor intensa, sinais de pele morta e descamando é recomendado procurar atendimento médico.

Acerte na maquiagem nos dias de folia

Após aplicar o filtro solar é chegada a hora de deixar a imaginação fluir e caprichar na maquiagem. Segundo o docente do curso Maquiador do Senac, Ed Duran, no Carnaval quase tudo é permitido. “Muito glitter, cílios grandes e brilhantes e pedrarias coloridas.” Para 2019, a tendência é inspirada nos anos 90 e, por isso, olhos e bocas em cores neon estarão em alta. “Para quem tem mais habilidade, as maquiagens inspiradas em unicórnios, sereias e máscaras desenhadas são algumas das apostas para os dias de folia”, completa o profissional.

E uma dica do maquiador na hora de aplicar o glitter é utilizar produtos fixadores em creme ou em cola. “Além desses produtos é interessante utilizar pó de acabamento translúcido, que ajuda a maquiagem a fixar na pele. Outra aposta interessante para o Carnaval é utilizar lápis e máscaras de cílios a prova d’água, pois a durabilidade e o risco de borrar é muito menor.”

De acordo com o docente, é recomendando fazer o teste de contato antes de usar o produto na pele. “Aplique uma pequena quantidade do cosmético na parte interna do braço e deixe por um período de 24 horas. Caso apresente sinais de alergia como vermelhidão, erupções na pele, coceira, dor ou descamação, suspenda o uso. Se não sentir quaisquer sintomas é provável que a substância seja boa para o seu tipo de pele. Mas, mantenha-se vigilante, caso ocorra qualquer desconforto cesse o uso imediatamente.”

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre técnicas de maquiagem, o Senac Jundiaí está com inscrições abertas para o curso. Mais informações, acesse o Portal: www.senac.sp.br/jundiai.

Serviço:
Maquiador
Data:
de 6 de maio a 24 de setembro de 2019
Horário:
de segunda e terça-feira, das 13 às 17 horas
Local:
Senac Jundiaí 
Endereço: 
Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista – Jundiaí/SP

Da Redação
Foto:Divulgação/Senac Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *