8ª Mostra Ecofalante de Cinema começa dia 13 no Sesc Jundiaí

Entre 13 e 27 de setembro, será realizado a  Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema com exibição de filmes de temática socioambiental no Sesc Jundiaí. Realizado em parceria com o Sesc, o evento tem entrada gratuita e conta com 18 filmes de todos os cantos do mundo, que trazem reflexões sobre temas urgentes ligados a questões socioambientais contemporâneas. Saiba mais em
http://ecofalante.org.br/evento/itinerancia-sesc-2019/programacao

No total, serão 47 sessões, das quais 23 serão seguidas de bate-papos com especialistas, além de 9 formações de educadores. As atividades estão distribuídas em 10 cidades, nas unidades do Sesc Jundiaí, Araraquara, Campinas, Guarulhos, Piracicaba, Santo André, Santos, São José dos Campos e Presidente Prudente, além dos campi da UFABC em Santo André e São Bernardo do Campo.

Destaques da programação

Este ano, a Mostra homenageia o cineasta Silvio Tendler, realizador dos documentários que alcançaram o maior recorde de bilheterias do Brasil. Seu filme mais recente, “O Fio da Meada”, que mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra o processo de urbanização, é um dos destaques desta itinerância.

O Panorama Internacional Contemporâneo traz obras premiadas em festivais internacionais relacionadas às temáticas Povos & Lugares, Cidades e Economia: “Superalimentos”, documentário que explora os fatos e mitos por trás dos chamados “superalimentos”; “Bem-vindo a Sodoma”, que retrata a cidade com o maior lixão de lixo eletrônico do mundo, em Gana e “Memórias do Oriente”, um inesperado filme de viagem no Extremo Oriente da Mongólia e no Japão atuais

Na Competição Latino Americana, teremos filmes do Brasil, Colômbia, México e Argentina, entre eles o vencedor do Prêmio do Público desta edição, “GIG – A Uberização do Trabalho”, que aborda o trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais; “Empate”, que trata da luta contra o desmatamento na Amazônia; “Filhos de Macunaíma”, que conta a história de três famílias indígenas vivem na cidade de Boa Vista, no norte do Brasil e “O Quadrado Perfeito”, um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura.

O evento traz ainda a Formação de Educadores, que visa estimular e potencializar o uso de diferentes recursos audiovisuais como ferramentas educativas. A atividade é voltada para educadores de todos os níveis e terá 50 vagas em cada unidade. As inscrições devem ser feitas a partir do site do Sesc.

Ecofalante e Sesc

A parceria entre a Ecofalante e o Sesc existe desde a segunda edição da Mostra, em 2013, com o intuito de ampliar e democratizar seu alcance. Em junho deste ano, as duas instituições realizaram no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc a segunda edição do Seminário de Cinema e Educação, que contou com dois dias de palestras e debates trazendo reflexões sobre o potencial pedagógico do uso do cinema nas escolas. Nos últimos anos, a Itinerância Sesc da Mostra Ecofalante já levou atividades para 24 municípios do estado.

Para o Sesc, realizar a itinerância dos filmes da Mostra Ecofalante representa manter mais um espaço de diálogo sobre as questões socioambientais”, afirma Tania Perfeito Jardim, da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc. “A pesquisa audiovisual realizada pela curadoria da Mostra propõe filmes que trazem consigo uma pesquisa de conteúdos bastante séria, que envolve o público por meio da informação qualificada, da sensibilidade, do impacto e sobretudo chama atenção para a urgência em buscar respostas mais sistêmicas, coerentes e responsáveis de relacionamento com o meio.”

A Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema no estado de São Paulo é uma realização da Ecofalante e do Sesc com apoio do Mercado Livre, da White Martins e da Kimberly Clark.

Programação do Sesc Jundiaí

< Sessão de cinema + Bate-papo com Fabíola Freire, coordenadora do Mesa Brasil do Sesc Jundiaí (programa de combate à fome e ao desperdício de alimento) e Laura Dalsenter, coordenadora de alimentação do Sesc Jundiaí >

Superalimentos

Dir.: Ann Shin. CAN, 2018, 70 min.

Dia 13. Sexta, 19h

Espaço de Tecnologias e Artes | 40 vagas

Grátis. Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes.

Classificação livre

< Sessão de cinema + Bate-papo com André Fossaluza, agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí>

O Fio da Meada

Dir.: Sílvio Tendler. BR, 2019, 77 min.

Dia 17. Terça, 19h

Espaço de Tecnologias e Artes | 40 vagas

Grátis. Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes.

Classificação livre

Formação de Educadores

Audiovisual Como Ferramenta de Transformação Socioambiental

Dia 18. Quarta, 14h às 18h

Sala Múltiplo Uso 1 | 50 pessoas

Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, a partir do dia 1/set.

Mais informações pelo e-mail: sustentabilidade@jundiai.sescsp. org.br

Classificação 18 anos

 

Sessão de cinema

GIG – A Ubernização do Trabalho

Dir.: Carlos Juliano Barros, Caue Angeli & Maurício Monteiro Filho. BR, 2019, 60 min.

Dia 27. Sexta, 19h30

Espaço de Tecnologias e Artes | 30 vagas

Grátis. Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes.

Classificação livre

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.

Mais informações: (11) 4583-4900.

Da Redação
Foto:Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *