Paulo Otávio relança single “Rock and Roll Way” em Streaming Socioambiental

Com participações de Eric Singer (baterista do Kiss); o guitarrista Gilby Clarke (ex-Gun´s ‘n’ Roses), o vocalista Simon Daniels (banda Autograph), os renomados baterista Claudio Mattos e tecladista Rique Pantoja, o cantor, compositor e produtor Paulo Otávio lança o single “Rock and Roll Way” nas plataformas digitais nesta sexta-feira (01/11), vinte anos após seu lançamento original. O hit chega com um novo conceito de distribuição musical, o inovador “Streaming Socioambiental”, modalidade de negócios que destina uma compensação ao meio ambiente, com parte da monetização arrecadada em plataformas tradicionais, como: Deezer, You Tude e Spotify, revertidas para produção de Créditos de Carbono e projetos de educação ambiental.

Em entrevista ao Portal Acontece Jundiaí, Paulo Otávio relembra que a música foi produzida parceria com Gilby Clarke, sendo gravada nos estúdios Redrum, de propriedade do próprio Gilby no conhecido bairro Studio City, em Los Angeles, Califórnia, e mixada nos estúdios do Musicians Institute: Music School & Education em Hollywood. A oportunidade marcou a trajetória profissional de Paulo Otávio, considerado um dos precursores do lançamento de MP3 via internet e fundador da Copacabana Sounds, primeira plataforma de Streaming Socioambiental do Brasil e do mundo.

Ele explica que o  Streaming Socioambiental é uma tecnologia social onde as receitas arrecadadas com a monetização de um produto musical, como um álbum completo, um EP ou single,  é destinado à manutenção de atividades de natureza, social ou ambiental. Desta forma, o dinheiro ajudará na realização de palestras, oficinas, investimentos em crédito de carbono, campanhas em prol da acessibilidade e de biomas específicos, como o Pampa, o Cerrado a Mata Atlântica e a Caatinga.

Eric Singer, Paulo Otavio, Celso Salim e Gilby Clarke (abaixo) na gravação do single em 1999
Eric Singer, Paulo Otavio, Celso Salim e Gilby Clarke (abaixo) na gravação do single em Hollywood no ano de 1999

“Foi um sonho que se tornou realidade. Jamais imaginei tal repercussão, em plena era do bit lascado, foram feitos milhares de downloads da música. Agora o propósito é chamar a atenção para as causas socioambientais, inspirar as pessoas para seguirem o caminho da música, do meio ambiente e da saúde”, comenta. O single terá distribuição da Copacabana Sounds, que é a primeira empresa do ramo musical a receber o Selo Verde de empresa sustentável da Ecooar Biodiversidade, em parceria com a Tratore.

A Copacabana Sounds mantém uma área de plantio em parceria com a Eccoar Biodiversidade, na cidade de Garça, interior do Estado de São Paulo. “O projeto de Streaming Socioambiental, já capturou 13.000 KG de gás carbônico do meio ambiente.  Com o single Single “Rock and Roll Way”, 20% do valor arrecadado com streaming ou download em lojas online será destinado para a produção de créditos de carbono, a partir do plantio de árvores nativas certificadas, cultivadas em uma reserva ambiental”, comenta Otávio.

Sobre o processo de remasterização, Paulo Otávio, que é primo do músico André Abujamra e começou sua carreira tocando contrabaixo, em bandas de rock, no Rio Grande do Sul,  detalha que a produção ficou por conta do engenheiro Michel Kuaker do Studio Wah Wah na Vila Madalena, em São Paulo. “A ideia foi dar um pouco mais de peso e volume na gravação original feita há 20 anos”, detalha.

Música e streaming 

Das participações em bandas de rock no Sul, o gaúcho Paulo Otávio seguiu para Los Angeles onde atuou com nomes da música internacional. No retorno ao Brasil, montou a banda Supersoul, no Rio de Janeiro e gravou os álbuns  “Paulo Otávio Supersoul” (2008) e “Supersoul Volume 2” e soma apresentações em Portugal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Idealizador do idealizador do “Festival Brasileiro de Música Intimista” e do espetáculo “A Era do Soul”, que revive a história da música negra no Brasil, atualmente vive em São Paulo onde desenvolve projetos socioambientais e de resgate da música negra no comando da gravadora e produtora Copacabana Sounds. “Jimi Hendrix foi minha conexão com a música negra”, declara o músico. Os primeiros lançamentos pela Copacabana Sounds são: “Caminho do Som”, com o contrabaixista brasileiro Adriano Giffoni; “Supersoul – Volume 2” e os singles “Madalena” (Supersoul) e na “Madrugada” (Supersoul). Todos estão disponíveis para streaming e download. “Gravar discos, dar espaço para novos artistas e fazer shows pelo Brasil é minha alegria maior”.

Serviço:
Evento: “Lançamento Streaming Socioambiental”
Data: 01/Nov
Lançamento: Rock and Roll Way/ Paulo Otávio (single)
Onde: www.copacabanasounds.com

Copacabana Sounds (11)958557127/ 23657382 ou copacabanasounds@gmail.com

Ellen Fernandes
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *