Jundiaí terá encontro de viticultura e enologia com inscrições gratuitas

O II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste será realizado na Adega Beraldo di Cale, nos dias 29 e 30 de novembro. As inscrições gratuitas estão abertas. O evento é organizado pela EnoConexão, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e do Polo Turístico Circuito das Frutas, do qual Jundiaí faz parte. A programação dos dois dias é gratuita e aberta a todos os públicos. Deve mobilizar, principalmente, produtores e entusiastas de um bom vinho.

Segundo Marcela Moro, diretora do Departamento de Turismo da UGAAT, são esperados mais de 300 participantes de todo o Sudeste. “O evento foi pensado para discutir tecnicamente as dificuldades de produção encontradas hoje e para incentivar a ampliação da produção de uva de mesa, das viníferas e de vinho em nossa cidade e região. Naturalmente, um evento como esse melhora a qualidade da produção e, consequentemente, pode incrementar o fluxo turístico local”, afirma. Na edição de 2018 participaram mais de 200 produtores de uva e vinho.

Para o sócio da EnoConexão, Rafael Vicchini, o evento irá proporcionar acesso a informações, tendências e pesquisas fundamentais ao trabalho do produtor local e nacional. Entre as principais discussões estarão, por exemplo, as apresentações técnicas sobre como evitar perdas inesperadas, incluindo doenças de final de ciclo nas plantações”, exemplificou. As análises em questão serão apresentadas por Lucas da Ressurreição Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho-Bento Gonçalves.

Outro ponto alto do II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia do Sudeste envolverá fatores motivacionais, com a apresentação de soluções diferenciadas do plantio da uva e de novas visões de mercado, apresentadas pelo agrônomo e enólogo chileno Cristian Sepúlveda, considerando as atuais colheitas de inverno em solo brasileiro.

Confira a programação:

 Dia 29 de novembro, sexta-feira

13h – Abertura

13h15 – Palestra: Sistemas de Condução da Videira e Suas Particularidades, com Leonardo Cury da Silva, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.
14h45 – Palestra: “Vitivinicultura de Qualidade para o Sudeste Brasileiro: Colheita de Inverno”, com o Agrônomo e Enólogo Cristian Sepúlveda da Vinícola Terra Nossa.

15h30 – Mesa redonda: “Vitivinicultura no Polo do Circuito das Frutas: realidade, possibilidades e novos caminhos”, com os mediadores José Luiz Hernandes, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Centro de Frutas, Fábio Laner Lenk, do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque e Adriana Renata Verdi, do Instituto de Economia Agrícola.

17h – Palestra: Podridão da uva madura e outras doenças de final de ciclo, com Lucas da Ressurreição Garrido, da Embrapa Uva e Vinho.

Dia 30 de novembro, sábado

10h – Abertura

Abertura Espaços dos Expositores: Networking, exposições e Informações Gerais
13h – Palestra: “Vinhos Naturais – a bola da vez”, com Didú Russo.
13h45 – PalestraAgroindústria de transformação da uva e do vinho: agregação de valor ao produtor rural, com Mariana Vasconcellos Dullius do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema.
14h45 – PalestraA influência do enólogo na elaboração dos vinhos, com Celito Crivelaro Guerra, da Embrapa Uva e Vinho
16h – Palestra: “Rolhas: qualidades e influências no vinho”, com Avelino Zanetti Filho, da RCork Brasil
Encerramento com sorteio de brindes e produtos às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *