Exposição na Pinacoteca vai até fevereiro e convida os visitantes para um novo olhar

Inaugurada na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, na noite de sexta-feira (06), a exposição “Olhos da Alma”, do artista Adelio Sarro, segue para visitação até o dia 10 de fevereiro. O piso tátil desde a entrada do prédio, os relevos nos quadros e as explicações em Braille guiam os visitantes pela mostra, sob a curadoria de Sandra Setti, e faz parte da programação especial do aniversário de 364 anos de Jundiaí.

Com duas estátuas e 15 telas, a maioria delas com relevos e asperezas, a mostra, que já foi exposta na Eslováquia, Polônia e Alemanha, pode ser percorrida por quem não enxerga ou por quem quiser vendar os olhos através do tato, com as descrições do conteúdo e dos campos de cor em Braille nos quadros laterais.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a exposição traz um olhar especial. “Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, esta exposição é dedicada a essas pessoas, como parte de nossa intenção de que, em efeito, todas as exposições, espetáculos e eventos também sejam para elas. Por isso também propomos a quem não é deficiente visual que use uma das vendas disponíveis nesta sala, para esta nova experiência sensorial e a descoberta de uma nova forma de ver as coisas”.

Junto com a mostra, a Pinacoteca ganhou também uma placa em sua entrada para deficientes visuais, com as informações sobre o prédio e horário de funcionamento, e a escultura “Perfil do Olhar”, também de Adelio, que fica nos jardins durante o período de exposição.

Ariosto Conceição é deficiente visual e conferiu a mostra acompanhado da esposa Maria de Fátima. “A Prefeitura está de parabéns. Uma exposição como esta nos alegra, pois nos dá a oportunidade de tocar a exposição e senti-la. Isso acrescenta e muito na minha experiência como visitante”, comemora o morador da Colônia.

A fim de proporcionar um novo tipo de experiência, Mônica Thomé, que mora no Bonfiglioli, trouxe o filho Gabriel e vendou seus olhos durante o percurso dos quadros. “Pelo tato consegui não só imaginar os formatos dos desenhos, mas adivinhar as suas cores”, compartilha o jovem de 12 anos.

Para a abertura da exposição, o Coral Pio X, sob a regência de Karen Comandulli, apresentou peças sacras e coros de óperas, em latim, inglês e espanhol.

Mais Pinacoteca
Além da exposição “Olhos da Alma” e do acervo permanente, a Pinacoteca hospeda até o dia 5 de janeiro as exposições “A Simplicidade das Coisas”, de Antônio Thyrso, e “Etnia Tropical”, de VULGOXIS. Com visitações gratuitas, a Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Da Redação

Foto: Divulgação

De olhos vendados, Gabriel teve uma experiência diferente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *