Exposição de presépios no Solar do Barão estreia nesta terça (10)

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão abre a sua tradicional exposição de presépios após a apresentação de corais na noite desta terça-feira (10), com início às 19h30. A mostra faz parte das comemorações pelo aniversário de 364 anos de Jundiaí e segue para visitação gratuita até o dia 06 de janeiro, com o Museu aberto em seu horário estendido de visitas, durante a semana, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Segundo o diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Paulo Vicentini, a mostra este ano traz instalações de mais de 50 expositores e colecionadores. “Quem vier ao Museu poderá conferir presépios de diversos estilos, materiais e técnicas, produzidos artesanal e industrialmente. Isso simboliza um momento especial da Cultura no Município, em que o Museu, um espaço público, é aberto à participação de todos, desde a visitação até a montagem, que envolveu desde uma criança de sete anos até um idoso de quase 90”.

Um dos expostos será o presépio inteiramente branco, montado pelos integrantes do projeto Lupa, com apoio da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR). Com peças inteiramente brancas, moldadas somente com papeis diversos, cartões, jornais e cola, o presépio foi montado por sete integrantes do projeto, com deficiências físicas, visuais ou síndromes raras. Segundo a artista Lúcia Neto, idealizadora do projeto, a visita será um exercício de imaginação. “O branco é a somatória de todas as cores. Por isso, nosso presépio é um convite à imaginação, para que o visitante imagine em sua cabeça cada peça com a sua cor”.

Além da exposição no espaço interno do Museu, que desde outubro ganhou um novo corredor expositivo, também os jardins do Solar recebem instalações da exposição.

Mais Jundiaí 364 anos
A programação cultural de aniversário segue com as apresentações de corais na Janela do Solar do Barão até a sexta-feira (13). Estão também previstas a reunião final do Comitê das Crianças com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço, na quarta (11), às 19h; o aniversário de um ano do FabLab no Complexo Argos, na sexta (13), às 15h; apresentações dos corpos artísticos no Teatro Polytheama, na sexta (13) e sábado (14), às 20h; e as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *