Consociação Artística Mista apresenta exposição Etnias – Autorretrato

Já no início de 2020, em 3 de janeiro, Jundiaí recebe a exposição Etnias – Autorretrato, promovida pela Consociação Artística Mista, um grupo de artistas experientes e iniciantes da cidade. A ideia da mostra, que vai até 31 de janeiro na Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, é apresentar  trabalhos sobre as suas próprias genealogias e como se veem dentro dessas etnias, revelando a criação e a formação de cada personalidade baseada na sua cultura, crença, característica física, tendo a liberdade de expressar na sua arte o seu lado emocional, psicológico e físico, através do autorretrato.

Segundo uma das organizadoras, a artista Keli Paes, “vivemos hoje uma geração multimídia. A foto digital traz facilidade para colocar seu autorretrato em uma página social, porém nem sempre ela traz a realidade, potencializando apenas as características físicas para identificação da sua etnia. Nessa exposição cada autorretrato vai mostrar como o artista se vê e como se sente através de pinturas, fotografias, desenhos, colagens, escultura”.

O grupo Consociação Artística Mista pode se considerar o retrato do povo brasileiro, visto que tem uma mistura de etnias diferentes, descendentes de africanos, indígenas, europeus, asiáticos e árabes. “E mesmo sendo um povo tão miscigenado como o Brasil, e com várias culturas diferentes formando a nossa, como: a dança, música, língua, escrita, costumes, crenças e valores vinda de geração em geração, que pode também trazer dentro dessa criação um preconceito enraizado e doutrinado. Percebi a importância de trazer essa exposição, e quebrar essa barreira que divide povos, que separa culturas, que ofende crenças e que julga valores e caráter pela origem ou pela característica física.  A história não pode ser apagada, mas ela pode deixar de ser oculta se mudarmos o olhar e o entendimento. Sem argumentos que “endemonizem” ou que exaltem uma cultura, apenas que ela seja respeitada. O livre direito de nascer já foi dado, que haja o livre direito de viver e a tranquilidade de se viver em paz, sem ter a obrigação de se ajustar ao que o outro define melhor ou mais bonito. É importante o seu autoconhecimento, o resgate da sua identidade e valorizar a sua imagem”, finaliza Keli.

Consociação Artística Mista

A Consociação Artística Mista é um grupo de artistas experientes e iniciantes que se reuniram na cidade de Jundiaí-SP e pelas redes sociais. A maioria de seus membros já possui um bom currículo incluindo premiações em salões de arte, exposições individuais e participações em mostras coletivas.

O objetivo da Consociação é o agrupamento desses artistas para fortalecimento das artes visuais na região de Jundiaí, realizando exposições e divulgação dos trabalhos individual e coletivamente.

É um grupo relativamente novo. A ideia nasceu da necessidade de crescimento individual através do aprendizado, troca de ideias e ampliação das perspectivas trazendo a evolução de cada um e consequentemente, do coletivo.

O nome Mista surgiu pela mistura de idades, etnias, gêneros, crenças, ideologias e técnicas ao qual cada artista participante possui.

 

SERVIÇO

Exposição Etnias – Autorretrato

Vernissage: 3 de janeiro de 2020 às 19h

Período: 3 a 31 de janeiro de 2020

Local: Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot – Complexo Argos – Jundiaí/SP

Realização: Consociação Artística Mista

Curadoria: Keli Paes

Contato: Keli Paes | 11 93220-2840 | http://mista.site.com.br/

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *