Marcos Frota: uma história de amor com o circo

O Circo dos Sonhos, que tem o ator Marcos Frota como embaixador, estreou em Jundiaí seu espetáculo No Mundo da Fantasia na última sexta-feira (7/02). O ator fez a abertura, interagindo com o público, e esbanjou simpatia, numa alegria e simplicidade contagiantes. Antes conversou com a imprensa, num bate-papo descontraído em que revelou detalhes do seu entusiasmo e fascínio pela vida circense.

O sucesso do circo, lembra o ator, está relacionado à alegria das crianças, quando se propõe um jogo da imaginação. “Como os animais deixaram de fazer parte, a proposta foi teatralizar, com a entrada da dramaturgia, acompanhando a evolução dos tempos, mas convidando as crianças a brincarem, conversando com elas e despertando sua curiosidade pelo mundo circense”, disse Frota, identificando-se como um formador de plateias.

Com tantos apelos tecnológicos disputando a atenção das crianças, despertar no público infantil o gosto pelo circo é um desafio, destaca o ator e trapezista que acumula 42 anos de estrada. “É preciso quebrar a cabeça e montar um bom espetáculo que atraia a atenção das crianças, e ao mesmo tempo faça um caixa capaz de manter a estrutura”, pontua.

Frota aposta na força histórica e impulsionadora do circo, que resiste há mais de dois mil anos. “O circo não vai morrer nunca. Algo acontece que faz com que persevere. Sua maior virtude é sua capacidade de permanecer e isto tem a ver com talento e vocação. Talento é paixão e passa, já a vocação tem a ver com amor e persiste. Acredito nisso!”, afirma o artista, que fez do circo uma causa de vida.

O amor pelo circo levou o ator a criar e presidir a Universidade Livre do Circo, que desenvolve há mais de duas décadas programas sociais, com atividades relacionadas à arte circense. “É um viés social, um exercício da cidadania através da arte, que reúne jovens de 7 a 27 anos”, lembrou.

Da carreira como ator, quando questionado, citou alguns personagens históricos das novelas globais como o Tonho da Lua, da novela Mulheres de Areia, e o Beto, em Sassaricando. Também comentou os recentes filmes no cinema, como “Irmã Dulce” e “O Grande Circo Místico”, este último apresentado no Festival de Cannes. “O circo me levou a pisar no tapete vermelho”, brincou com um sorriso de realização no rosto.

Sobre o espetáculo

No Mundo da Fantasia idealizado pelo Circo dos Sonhos, a imaginação ganha forma com personagens, cores, música, dança e acrobacias. Na estrutura instalada no estacionamento do Maxi Shopping Jundiaí, o público pode acompanhar a história de uma criança obcecada por videogame, que após uma pane acaba entrando no reino circense, com personagens alegres e coloridos, especialmente os palhaços, que conquistam a plateia, arrancando risadas e até provocando suspense. Clássicos também se destacam, com acrobacias, malabarismo, ilusionismo e contorcionismo.

Além do resgate do lúdico, o show sugere uma reflexão sobre o quanto a tecnologia tem influenciado as crianças, tornando-as muitas vezes solitárias e dependentes dos aparelhos eletrônicos. “A tecnologia concentra e foca, mas também individualiza”, lembrou o ator.

 

SERVIÇO
Espetáculo: “CIRCO DOS SONHOS NO MUNDO DA FANTASIA”.
Local:  Estacionamento do Maxi Shopping Jundiaí
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco, Jundiaí – SP
Horários: De terça a sexta-feira às 20h; sábados, domingos e feriados às 16h, 18h e 20h
Preço: Ingressos a partir de R$ 15(*) até R$ 70 (setor VIP)
*Meia entrada para crianças de 2 a 12 anos, estudantes e pessoas com mais de 60 anos.
Vendas: Bilheteria do Circo das 14h às 20h (exceto segundas-feiras) e no site: www.circodossonhos.com

 Mais informações: (11) 2076 0087 / (11) 99777 7177

 

Texto: Solange Poli e Viviane Rodrigues
Fotos: Viviane Rodrigues e Divulgaçã

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *