Sesc Jundiaí estreia ‘Teatro para Ouvir’ nesta quarta (19)

Numa era dominada pela imagem, atores têm o desafio de transportar o público para o mundo mágico do teatro apenas pelo som da palavra. O Sesc Jundiaí convidou quatro grupos de teatro da região para criar releituras a partir de obras infantis, adaptando-as para o formato de podcast. Como na época da radiodramaturgia, em que a performance era puramente acústica, em ‘Teatro para Ouvir’ os atores vão interpretar histórias dispensando qualquer componente visual e apoiando-se nos diálogos, na música e nos efeitos sonoros para estimular a imaginação dos ouvintes.

Com duração de 15 a 20 minutos e uma história diferente a cada episódio semanal, a série de podcasts Teatro para Ouvir estreia dia 19 de agosto, quarta, às 15h, no youtube do Sesc Jundiaí, e promete agradar pais, mães e crianças de todas as idades.

Confira a programação completa:

19 de agosto

FAZ DE CONTA QUE VOCÊ CANTA E CONTA UM CONTO A CADA CANTO

Com Cia Paulista de Artes

Numa tarde de domingo, cinco crianças marcam encontro num porão e descobrem neste espaço, entre muitas quinquilharias, objetos que lhes permitem criar histórias e viver divertidas aventuras. Nesse episódio, o público é levado a imaginar as inúmeras possibilidades de brincadeiras que podem surgir quando se reinventam objetos do dia a dia, como caixas, guarda-chuvas, espanador.

FICHA TÉCNICA

Texto: Rosângela Peroni Brigoni e Marcelo Peroni

Adaptação: Edivaldo Zanotti

Direção: Marcelo Peroni

Direção Musical: Elisséia Duarte

Captação de som: Iaiá Zanatta

Edição de som: Edivaldo Zanotti

Produção: Edivaldo Zanotti

Músico: Raul Sciamareli

Atores: Edivaldo Zanotti, Ellen Navarro, Rosangela Torrezin, Rafael Ambrosin e Paula Miurim

26 de agosto

FÁBULAS FABULOSAS

Com grupo Gatos Gordos

Nesta versão em podcast para crianças, o Grupo Gatos Gordos vai contar divertidas histórias do cancioneiro popular e folclórico brasileiro, como “A Festa no céu” e “O Macaco e a Onça”.  Em “O macaco e a Onça”, a onça faminta cria um plano para atrair os animais da floresta e saciar sua fome, mas será que ela vai ter êxito? Em “A Festa no céu”, o acontecimento do ano é anunciado, e só os bichos que sabem voar podem ir. Mas a tartaruga decide que comparecerá. Se ela não sabe correr, que dirá voar. Será que ela vai conseguir?

FICHA TÉCNICA

Atores: André Farias, Lisete Pecoraro, Vivi Masolli

Roteiro, direção e sonoplastia: Gatos Gordos

Edição: André Farias

2 de setembro

AS AVENTURAS DO ANJINHO NO PALITO DE ALGODÃO DOCE

Com Cia Giro no Biombo

Um anjinho rebelde desce do céu, todo espevitado, pronto para aprontar muita bagunça na Terra. Menor do que um dedo polegar, mal sabia ele que tinha uma missão, mas ele estava no lugar certo e na hora certa! O que será que aconteceu?

FICHA TÉCNICA

Cia Giro no Biombo

Atores: Marcela Derpich e  Rafael Ambrosin

Músicas e Sonoplastia: Andreza Celestino

Edição: Julie Braghetto

Direção: Cia Giro no Biombo

Dramaturgia: Lisete Pecoraro

Adaptação: Cia Giro no Biombo

9 de setembro

O GIGANTE EGOÍSTA

Com Catarsis Produções

Escrito pelo autor irlandês Oscar Wilde e adaptado pela atriz Aline Volpi, O Gigante Egoísta conta a história de um gigante dono de um belo jardim onde as crianças das redondezas sempre brincavam com flores, árvores e pássaros. Certo dia, o gigante decide isolar o jardim para ficar em paz. Durante muito tempo o gigante ficou sozinho, e somente a Neve, o Vento Norte e o Granizo podiam brincar em seu jardim. Triste e solitário, o gigante começa a mudar com o surgimento de um menino misterioso.

FICHA TÉCNICA

Texto: Oscar Wilde

Adaptação: Aline Volpi

Direção: Catarsis Produções

Atores: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni, Vladimir Camargo

Trilha sonora, efeitos e edição de áudio: Yuri Righi

Ilustração e design gráfico: Giovana Del Masso

Da Redação

Foto:Divulgação/Sesc Jundiaí

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *