Novas formas de consumo surgem no segmento de moda

A moda, segundo Marina Cunha, docente da área de moda do Senac Jundiaí, é um registro do nosso tempo em forma de roupa, sendo um reflexo social de tudo aquilo que acontece em nossa volta. “O setor está intimamente relacionado com a crise do coronavírus, desde a cadeia produtiva, distribuição e consumo, como na criação de coleções que façam sentido para o público. Temos nos deparado com necessidades mais básicas e, em geral, um desprendimento de certos detalhes do mundo fashionista, até mesmo para diminuir os elementos a serem higienizados na volta para casa”, explica a especialista.

Antes mesmo da pandemia, o segmento de moda já vinha passando por mudanças, principalmente em relação ao consumo. O público já estava mais atento, comenta Marina, em relação aos valores agregados às marcas, como a preocupação com o meio ambiente e com relação aos funcionários. “Isso se tornou ainda mais forte, principalmente a escolha por bens mais duráveis e que tragam conforto ao usuário. Apesar de no primeiro momento as compras por impulso pela internet terem aumentado, com o passar dos meses as pessoas conseguiram parar e olhar para o seu guarda-roupa com carinho, fazer aquela faxina e a consumir de maneira mais pontual”, avalia.

Com todas as mudanças no setor, a equipe de docentes da área de moda do Senac decidiu convidar as ex-alunas docente do Senac decidiu convidar as ex-alunas do curso Técnico em Moda para participar de encontros remotos, a fim de trocarem experiências e refletir sobre as possibilidades desse novo cenário. “Atuo na área de moda praia há oito anos e o curso me auxiliou a ampliar a visão do mercado. Essa troca pós-encerramento das aulas, por conta do cenário do coronavírus, foi muito boa para pensarmos a moda além das roupas, sendo um agente transformador da sociedade”, pontua Fabiana Camargo.

Durante esses encontros, Marina conta que foi proposta às ex-alunas uma atividade para que produzissem uma imagem, trazendo situações do cotidiano da vida na pandemia: limpeza da casa, estudos, filmes no sofá, trabalho, higienização das compras. “Fizemos as fotos com aquilo que tínhamos em casa, pensei na proposta e na estética das imagens, utilizando looks casuais e confortáveis”, conta Bianca Saraiva, que retratou o momento quando tomava sol no quintal e outro quando lia, no sofá.

E para quem tem interesse no mercado de moda, a unidade do Senac Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos: Consultoria de Imagem, Moda E-commerce, Modelagem e Costura para Iniciantes, Técnicas Básicas de Costura, Visual Merchandising para Varejo de Moda e Técnico em Produção de Moda. Mais detalhes podem ser conferidos no portal da unidade www.sp.senac.br/jundiai.

Serviço: Senac Jundiaí
Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista – Jundiaí/SP
Inscrições: www.sp.senac.br/jundiai

Da Redação

Foto:Divulgação/Assessoria do Senac Jundiaí

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