Velhafala lança single ‘Prenúncio’ com reflexões sobre a quarentena

Música brasileira e livre para voar por outros tempos e lugares. Essa pode ser uma das definições para as composições da banda Velhafala que lança nesta sexta-feira (04) o single ‘Prenúncio’.

Velhafala foi formada em 2018 pelos músicos Bentivi Bents (voz, guitarras, violinos) e  Rogério Silvestroni (bateria, teclados, arranjos, composições) que, inicialmente se reuniram para fazer shows de tributo ao Clube de Esquina e convidaram o amigo Rodrigo Moog (baixo).

Durante os ensaios e apresentações, o trio passou a investir em canções autorais com foco na MPB e influências do jazz fusion, rock progressivo dos anos 70 e o reggae, tendo como referências Clube da Esquina, A Cor do Som, Mutantes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Chico Buarque,  Paralamas do Sucesso, Beatles, Frank Zappa, entre outros.  O nome Velhafala foi extraído do livro 1984, de George Orwell.

Em março de 2020, a banda lançou o primeiro EP, ‘O mundo aqui e o de lá”, disponível em todas as plataformas de streaming como Spotify , com cinco músicas: ‘São Benedito 54’, ‘Incenso’, ‘ O novo agora’, ‘Deixem a Serra em paz’, ‘Chão’. As gravações ocorreram entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 no Estúdio Jardim Elétrico,  em Jundiaí, e a capa do álbum foi produzida por Almir Piovesan.

Capa do EP 'O mundo aqui e o de lá' feita por Almir Piovesan
Capa do EP ‘O mundo aqui e o de lá’ foi feita por Almir Piovesan

Em entrevista o Acontece Jundiaí, Rogério Silvestroni conta que as canções mesclam os ritmos brasileiros com violinos, guitarras , pianos elétricos e sintetizadores ‘costurados’ por uma cozinha de baixo e bateria. “Há também uma linguagem mais free e jazzística. As letras falam de forma poética sobre experiências pessoais, natureza e desmatamento, referências ao espiritismo e algumas críticas sociais, entre outros assuntos”, detalha.

Em julho o público conheceu o single, ¨Tarrafas”, gravado durante a quarentena em 2020 que divaga sobre as redes sociais e os efeitos delas nas pessoas. Assista:

Sobre o single ‘Prenúncio’, Silvestroni explica que trata-se de uma mistura de MPB, incluindo um tamborim na introdução, com guitarras elétricas e sintetizadores. “A letra traz divagações e reflexões sobre os efeitos da quarentena e as mudanças repentinas na vida de todos devido à pandemia, e o que pode mudar na sociedade e nas pessoas depois disso”, detalha. Atualmente os músicos estão finalizando as gravações do novo EP com seis músicas, previsto para estrear em novembro. “Também faremos uma live em breve’, adianta.

Acompanhe Velhafala:

Spotify

 Youtube

Instagram 

Ellen Fernandes
Fotos:Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *