Trilhas da Serra do Japi são opção de passeio na região

Conhecer a área protegida da Reserva Biológica da Serra do Japi é apenas um dos motivos das visitas monitoradas ao local. Com média de 380 visitantes por mês, a Serra do Japi é cartão postal jundiaiense e desperta o interesse não só de moradores da cidade como da região.

A Reserva Biológica é uma unidade de conservação de proteção integral na qual as atividades permitidas são pesquisas e educação ambiental. Assim, as visitas na reserva têm caráter educacional e visam mostrar ao visitante a importância da preservação dessa área natural, que inclui florestas com grande biodiversidade.

Atualmente estão abertas para visitação seis trilhas: Casa do Conserveiro, Paraíso, Mirante, Córrego dos Morcegos, Marco Geodésico e Jabuticabeiras. Existe estudo que está sendo desenvolvido em conjunto com a Associação dos Monitores Ambientais que prevê a inclusão de mais duas trilhas especiais que abrem a possibilidade de visitas em período vespertino e noturno.

Cedenciada com monitora há 16 anos, Patrícia Regina Polli, afirma que a busca pelos passeios é grande. “A Serra do Japi é um atrativo. As pessoas ficam impressionadas com a importância para o meio ambiente, seu histórico de ocupação, diversidade ecológica e formação geológica. Se transformam em multiplicadores de informação”, resume.

Por mês são registrados 380 visitantes que usufruem dos traçados disponíveis. Mesmo que as novas trilhas sejam autorizadas, são disponibilizadas semanalmente somente quatro, de forma escalonada. Para evitar impacto, cada trilha é restrita a receber 15 pessoas por dia.

Como visitar
As pessoas interessadas em conhecer a Reserva Biológica da Serra do Japi devem acessar o site, escolher o dia, o monitor e qual a trilha deseja conhecer. O agendamento é feito diretamente com o monitor credenciado para a visitação. Existe uma taxa que é paga por visitante ao monitor. O valor depende da trilha escolhida.

 

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *