Mostra Mundi chega ao Maxi Shopping Jundiaí

Com artesanatos diversos e artigos exóticos traduzidos em riqueza de detalhes, cores variadas e materiais diferenciados, a Mostra Mundi chega ao Maxi Shopping Jundiaí. Com entrada gratuita, a exposição acontece de 4 a 29 de outubro, na Praça das Bandeiras.

O artesanato e as peças decorativas são provenientes de sete países: Índia, Paquistão, Filipinas, Emirados Árabes, Turquia, Peru, França, e prometem surpreender os visitantes com destaques que traduzem a cultura de cada local.

Artesanatos diversos compõem a mostra

A mostra é uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre a cultura dos países participantes e sobre o significado de alguns itens. Todo o acervo exposto estará à venda.

“Os visitantes serão envolvidos no universo de cada povo, proporcionando um grande intercâmbio cultural, além da oportunidade de adquirir peças originais dos países”. A Mostra Mundi é uma parceria do Maxi Shopping com a Korkmaz Arts & Crafts, que há oito anos desenvolve e organiza eventos no setor de artesanato internacional.

Artesanatos em destaque:

Emirados Árabes – sandálias, babuches feitos com couro de camelo, bolsinhas, almofadas, bordados em cristais e bordado zinsane integram a seleção de peças exclusivas vindas do país.

Filipinas – a tradicional madrepérola do artesanato Filipino ganha nobreza em peças exclusivas e versáteis, desde utilitários a acessórios.

Índia – Madeira entalhada à mão valoriza as diversas peças decorativas indianas, incluindo caixinhas, portas-incenso, gramofones antigos e mesinhas, alguns em finos detalhes de bronze cravejado dentro da madeira. Também chamam atenção, as tradicionais peças feitas em patchwork como almofadas mantas e pashiminas.

Paquistão – artigos em pedra ônix branca, no trabalho à mão, expresso em vasos de estanho entalhado, artigos de madeira entalhada e tapetes de lã ou seda.

Peças decorativa de vários países estão na exposição

Peru – a excelência do artesanato peruano ganha forma em talhas de madeira e também em peças em prata, miniaturas coloridas em cerâmica, que caracterizam cenas típicas no país, além dos desenhos geométricos e harmônicos que adornam tecidos, espelhos e metais. Os artesãos peruanos contemporâneos continuam mantendo as tradições, os desenhos sofisticados e as técnicas intrincadas, herdadas das civilizações pré-colombianas. O Peru vai apresentar ainda bolsas e poncho com a lã da lhama.

Turquia – porcelanas pintadas à mão provenientes da cidade de Iznik e Kütahya. Luminárias em murano colorido e o famoso olho turco, um amuleto usado na cultura turca, na qual se acredita que traga proteção contra mau olhado.

França – caixas de madeira sustentável confeccionadas de forma artesanal, forradas com tecidos, papel, e diversas outras composições trazidas pela Oficina do Baú, um trabalho feito por descendentes franceses no Brasil, que estão no Estado do Paraná desde a época Imigração que aconteceu entre os anos de 1850 e 1865. A famosa técnica de forração francesa foi passada de geração para geração, e continua difundindo essa arte, tornando-a um meio de sustento e gerando empregos.

 

Serviço

Mostra Mundi
Local: Praça das Bandeiras do Max Shopping (Av. Antonio Frederico Ozanam, 6000 – Vila Rio Branco)
Data: de 4 a 29 de Outubro
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22 h; domingos e feriados, das 14h às 20h
Entrada: franca

 

Da Redação
Fotos: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *