Grupo 5! lança disco inédito dedicado à música brasileira

Acrescente o violão, símbolo máximo da música popular brasileira, ao tradicional quarteto de cordas da música erudita e você tem o grupo 5!. Através do ProAC – Programação de Ação Cultural, os músicos lançam em dezembro um disco inédito apenas com compositores paulistas. Em Jundiaí, o lançamento de “O Violão e o Quarteto de Cordas” acontece nesta sexta-feira (8), às 21 horas, na Escola de Música de Jundiaí (EMJ), com entrada gratuita.

Em “O Violão e o Quarteto de Cordas”, os artistas buscam oferecer aos mais variados públicos um ponto comum de contato. “Queremos que essas tradições musicais se encontrem, aproximando os ouvintes desses universos distintos”, conta o violonista Daniel Motta.

O trabalho é fruto de uma pesquisa iniciada em 2015 pelos integrantes, os músicos e pesquisadores Daniel Motta, Juan Rossi, Flavio Geraldini, Renato Bandel e Vana Bock, cujas carreiras já os levaram aos mais distintos palcos do Brasil e do mundo.

Das faixas que compõem o disco, duas são inéditas e foram encomendadas aos paulistas André Mehmari e Paulo Belinatti, nomes que surgiram quase espontaneamente após um processo de busca por compositores que tivessem afinidade com o projeto. Completam o disco obras já publicadas de Sergio Assad, um dos maiores nomes do violão brasileiro.

“Ao escolhermos Bellinatti e Mehmari, buscamos exatamente o cruzamento de estilos e formações, ao fazer com que um compositor violonista escreva para cordas e que um compositor não-violonista escreva para violão, evitando que estas composições se tornem concertos para solistas ou algo parecido”, esclarece Motta.

O foco em composições nacionais está relacionado com o baixo número de obras brasileiras encontradas para a formação de violão e quarteto de cordas, apesar de todo o hibridismo e miscigenação presentes na música brasileira. “Lançar esse disco é um passo importante para incentivar outros compositores a escreverem para a formação e para que surjam no cenário novas concepções do que a música clássica brasileira pode ser”, finaliza o músico.

Lançamento

Três shows para divulgação do disco estão agendados nas cidades de São Paulo, Jundiaí e Piracicaba, sempre com entrada gratuita. Além da execução das obras inéditas, é esperada a presença dos compositores das faixas.

Serviço
Pré-lançamento do disco “O Violão e o Quarteto de Cordas” – Grupo 5!
Dia 8 de dezembro, sexta-feira, das 21h às 23h
Escola de Música de Jundiaí – Rua Prudente de Moraes, 1276 – Jundiaí
Da Redação
Foto: Dani Gurgel (Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *