Azeite de Oliva: confira a receita do Bacalhau à Espanhola

Feito com azeitonas maduras, criteriosamente selecionadas e extraído a frio para conservar as propriedades dos frutos está chegando ao mercado o novo Azeite de Oliva Extra Virgem Castelo Seleção, produzido em Portugal. Para experimentar essa nova opção, o Acontece Jundiaí e a Castelo Alimentos compartilham uma receita deliciosa do Bacalhau à Espanhola.

De textura suave e aroma marcante, o novo azeite da marca se caracteriza pelo sabor frutado e leve picância persistente. Trata-se de tempero ideal para massas, risotos, saladas verdes, queijos delicados, pescados, frutos do mar e legumes salteados.

O azeite de oliva Premium da Castelo, empresa localizada em Jundiaí, tem acidez de apenas 0,2%, contra 0,5% e 1% da maioria dos produtos da categoria. A acidez baixa revela que a gordura do azeite está em estado perfeito, sem oxidação ou deterioração, e mantém as propriedades funcionais que beneficiam o bom funcionamento do organismo.

O produto é rico em betacaroteno (vitamina A) e antioxidantes, auxilia na absorção de cálcio e aumento do colesterol bom (HDL), prevenindo assim doenças cardiovasculares e degenerativas. Não contém glúten e nem gorduras saturadas, o que facilita a digestão. Aprecie o novo tempero na receita!

BACALHAU À ESPANHOLA

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 45 minutos (fora a dessalga)

Ingredientes:

1,2 kg de lombo de bacalhau dessalgado (ou 1kg de lombo de bacalhau salgado e seco)

4 tomates

4 cebolas

4 dentes de alho

60ml de Vinagre de Maçã Castelo

2 pimentões verdes

1 pimentão vermelho

1 xíc. de Azeitonas Verdes com caroço Castelo

1 frasco de Molho para Salada Caseiro Castelo

2 xíc. de Azeite Extra Virgem Seleção Castelo

1 maço de salsa picada

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

(Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções).

Cozinhar os lombos de bacalhau e deixar ferver por 5 minutos. Escorrer e reservar o caldo. Cortar o bacalhau em pedaços, retirando a pele e as espinhas centrais. Em uma panela, aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho bem picados. Quando começarem a dourar, juntar os tomates em rodelas e os pimentões em tiras, temperar com sal, pimenta e o Vinagre de Maçã Castelo e deixar refogar durante alguns minutos.

Por fim, juntar o bacalhau, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar durante 30 minutos. Dispor o bacalhau em uma travessa refratária, enfeitar com as azeitonas e rodelas de pimentões verde e vermelho. Ao servir regue com Molho para Salada Caseiro Castelo.

Dica: esta receita pode ser acompanhada por batatas cozidas no caldo reservado do cozimento do bacalhau.

Da Redação

Foto: Daniel Cancini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *