Kaoll apresenta versões acústicas do álbum ‘Sob os Olhos de Eva’

Uma experiência que une escrita, música e arte visual proporcionando uma verdadeira viagem sonora e reflexiva. Essa é uma das propostas do álbum “Sob os Olhos de Eva” que o grupo instrumental Kaoll apresentará em versões acústicas nesta sexta-feira (08), às 18hs, na Sala Olido, em São Paulo. A entrada é gratuita.

“Sob os Olhos de Eva” é o quarto trabalho autoral do grupo fundado em 2008 e São Paulo que tem em sua discografia os álbuns: Kaoll 04 (2008); Auto-hipnose (2010) e ODD (2014).  Foi concebido no formato de trilha sonora para os seis capítulos  (‘Sob os Olhos de Eva’. ‘O exílio da serpente’; ‘Kopernik’, ‘Julgamento e morte de Giordano Bruno’; ‘A rua contra os reis’ e ‘Dharma em chamas’) do livro homônimo do escritor e mestre em Filosofia, Renato Shimmi, com ilustrações de Zé Otávio.

O espetáculo transmídia reúne música, literatura e projeções de vídeo e terá a participação de Renato Shimmi (violão, textos e projeções visuais), Bruno Moscatiello (violão) e Yuri Garfunkel (flauta transversal e viola caipira). A gravação do álbum “Sob os Olhos de Eva” teve participações dos músicos: Gabriel Catanzaro (baixo elétrico e acústico); Rodrigo Reatto (bateria); Janja Gomes (percussão); Fabio Leandro (teclados) e Gabriel Costa (baixo e glissando guitar).

Assim como diz a ‘Nota ao leitor’ no livro da editora RedClown, a ideia é: “ouvir o texto, ver a música e ler as ilustrações”.  Isso porque a cada capítulo o leitor tem a opção de ouvir através do aplicativo RedClown a trilha sonora respectiva.

A  obra conceitual descreve a dualidade entre lirismo e opressão nas revoluções históricas, a partir do mito de Eva e a expulsão do paraíso até os tempos atuais. As projeções mesclam as ilustrações e trechos do livro com vídeos pré-produzidos e comentários de Shimmi sobre cada capítulo. Na Sala Olido, assim como em todas apresentações, o público terá a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o escritor e receberá um do livro.

Espetáculo no Sesc Jundiaí

O público de Jundiaí e Região já teve a oportunidade de conhecer a obra conceitual no espetáculo realizado dia 18 de abril deste ano no Teatro do Sesc Jundiaí. Na ocasião, o Acontece Jundiaí entrevistou os idealizadores do projeto. O escritor  Renato Shimmi afirmou que o trabalho com o Kaoll construiu para o leitor um elo emocional entre os capítulos que apenas o livro não conseguiria transmitir.

“A obra trata da desobediência como mito fundador dos grandes avanços históricos. Conquistas incontestes como a liberdade, voto feminino e propriedade privada, por exemplo, foram sedimentadas a partir da desobediência, do inconformismo e do sacrifício de alguns”, analisa Shimmi. Para o escritor, o conteúdo do livro encontrou, no repertório de conhecimento musical do Kaoll, “todas as cores necessárias para que ele fosse reproduzido como uma viagem sonora e imersiva”.

Capa do livro com ilustração de Zé Otávio

O guitarrista Bruno Moscatiello, fundador do Kaoll, que também assina a maioria das composições, afirma que a inspiração do trabalho está em importantes personagens da história que foram decisivos para grandes revoluções e conquistas sociais através de sua coragem e postura contra o sistema.

“Trata-se de um projeto diferente de tudo o que já tínhamos feito anteriormente. Por suas temáticas atuais e questões que estão sendo debatidas pela nossa sociedade, entendemos que agregaria muito para nossa trajetória. Por outro lado, segue a proposta dos nossos álbuns anterior, o Odd, em que já apontávamos para o nosso descontentamento com sistema vigente”, enfatiza.

Yuri Garfunkel, que assume a flauta transversal, a viola caipira e divide as composições com Moscatiello, aponta que mesmo sendo música instrumental, a proposta do projeto é aproximar o público por causa das ‘pegadas’ de rock clássico setentista,passagens que lembram música erudita, jazz, música latina americana, afro latina. “É um show bem envolvente”, diz.

Com apresentações em todo Brasil e e em países com Alemanha (Berlim, Zeven, Wasrode) e Itália (Barletta, Altamura), os músicos do Kaoll seguem sua missão de levar seus projetos autorais para o maior número de pessoas e locais possíveis. Assista um trecho da canção  Kopernik no show realizado no Teatro do Sesc Jundiaí em 18 de abril de 2018.

 

Serviço:

Kaoll: Sob os Olhos de Eva

Sala Olido

08 de junho às 18h

Entrada Gratuita – Ingressos: 1h antes

Av. São João, 473 – Centro, São Paulo

Para saber mais sobre o Kaoll, acesse o site  e Facebook  

Ellen Fernandes

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *