Orquestra Municipal de Jundiaí se apresenta com o fagotista Fábio Cury

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) apresenta o 2º concerto da temporada com participação do fagotista  Fábio Cury, no próximo sábado, dia 07 de julho, no Teatro Polytheama, em Jundiaí

Cury é um dos mais destacados fagotistas brasileiros, vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover, bacharel pela UNICAMP. Atuou como solista da OSESP, da Orquestra Experimental de Repertório, da Orquestra Sinfônica de Campinas e da Orquestra Sinfônica da UNICAMP entre outras. Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP, é professor de fagote da USP, da Faculdade Cantareira e da Escola de Música do Estado de São Paulo.

No Programa deste segundo concerto, segundo a regente titular Claudia Feres, a OMJ apresentará a Serenata para Cordas de Elgar. Também do compositor inglês, a OMJ faz o Romance para fagote ao lado de Fábio Cury. Partindo para a música brasileira, o programa traz 2 peças de Francisco Mignone; Lenda Sertaneja e Congada.

Voltando ao palco, o solista da noite interpreta, juntamente com a harpista Rafaela Lopes, o Concerto para Fagote, harpa e cordas de André Mehmari, um dos compositores brasileiros mais atuantes no Brasil e exterior. Fechando o programa, uma obra de Capiba, compositor do movimento Armorial.

Sobre Fábio Cury

Membro fundador da Camerata Aberta, grupo totalmente dedicado ao repertório de nossos dias, com o qual recebeu o Prêmio APCA de melhor ensemble de música contemporânea, em 2010, e o Prêmio Bravo de melhor CD de música erudita, em 2011.

Sua produção fonográfica inclui registros de música de câmara para os selos Paulus, Brasil Meta Cultura, Lindoro (Espanha) e Meridian (Inglaterra). Seu CD Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, lançado pelo selo Clássicos, recebeu o prêmio APCA de melhor disco de 2010.

Já atuou como intérprete, professor e palestrante em eventos na Argentina, Panamá, Canadá, Bélgica, Eslovênia, Inglaterra e China, entre outros países. Nos instrumentos históricos tem recebido a orientação do Prof. Ricardo Kanji desde 2011. O projeto Fábio Cury e Alessandro Santoro interpretam Bach traz seu primeiro registro com um fagote de época. Tanto no CD quanto nos concertos, o intérprete usa uma cópia de um fagote Prudent Thierrot (Paris, ca. 1770), construída por Peter De Koningh. Fábio Cury é um artista Püchner e toca com o fagote modelo superior.

Serviço:

Orquestra Municipal de Jundiaí e Fábio Cury

07 de julho, sábado, 20h

No Teatro Polytheama

Entrada gratuita

 

Da Redação

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *