4ª Semana Senac de Leitura homenageia obras de mulheres

Sob o tema Mulheres na Literaturaleitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. Em Jundiaí, a programação inclui apresentação de poesias, bate-papo com escritoras, aula aberta de teatro, mesa-redonda sobre autonomia feminina negra em imagens e narrativas literárias e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

Programação em Jundiaí

Em Jundiaí, estão previstas diversas atividades abertas ao público. Destaque para a apresentação Poesia Falada- poesia cantada com Vivi Almeida e Amanda Angóia, no dia 24/4. As artistas farão as leituras cantadas de textos próprios e também de autoras contemporâneas como Jussara Marçal e Luiza Romão.

Durante a semana, o Senac Jundiaí terá ainda três mesas-redondas: A Autonomia Feminina Negra em Imagens e Narrativas Literárias com a educadora e fotógrafa Jordana Braz; bate-papo Mulheres Artistas com Bianca Foratori e Monique dos Santos, que irão abordar o empreendedorismo e carreira nas artes; e bate-papo Mulheres Escritoras com Nathalia Carmelo, artista de teatro, escritora, graduada em administração e especialista em marketing digital.

E para quem gosta de atividades mais dinâmicas terá aula aberta de teatro com leitura de textos de escritoras e oficina de arte colagem com Bianca Foratori. Para conferir a programação completa, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.

Serviço:

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril de 2019

Programação Senac Jundiaí:

Abertura Oficial da Semana Senac de Leitura
Data: 22 de abril 2019, das 15 às 17 horas
A abertura oficial da Semana Senac de Leitura será transmitida ao vivo será transmitida da sede do Senac São Paulo ao vivo para o auditório da unidade Jundiaí.

Oficina: Arte Colagem com Bianca Foratori
Data: 22 de abril 2019, das 15h30 às 17h30

Oficina: Aula Aberta de Teatro
Data: 23 e 26 de abril de 2019, das 10 às 12 horas, e das 15h30 às 17 horas

Bate-papo: Mulheres Artistas
Data: 23 de abril de 2019, das 19h15 às 21 horas

Apresentação: Poesia Falada – poesia cantada com Vivi Almeida e Amanda Angóia
Data:
24 de abril de 2019, das 10 às 12 horas e das 19h15 às 21 horas

Bate-papo: Mulheres Escritoras
Data: 25 de abril de 2019, das 8h30 às 12h30

Mesa-redonda: A Autonomia Feminina Negra em Imagens e Narrativas Literárias
Data: 26 de abril de 2019, das 13 às 17 horas

Feira de Troca de Livros e Gibis
Data: de 22 a 26 de abril, das 8h30 às 20h30, e 27 de abril de 2019, das 8h30 às 13 horas
Local: Senac Jundiaí – Rua Vicente Magaglio, 50, Jardim Paulista – Jundiaí/SP
Participação gratuita
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Da Redação
Foto:Divulgação/Senac Jundiaí 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *