Sesc Jundiaí recebe o espetáculo infantil Aurora e o Tempo no domingo (12)

Inspirado livremente no livro Tempo de Voo, do autor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944 – 2012), Aurora e o Tempo é a primeira peça da Cia Temporã. Com duas atrizes (Ana Luiza Caetano e Raíça Augusto) e uma musicista (Luisa Toller) em cena, o espetáculo será encenado neste domingo, dia 12, às 16h, no teatro do Sesc Jundiaí. Os ingressos estão à venda na bilheteria da unidade e são grátis para crianças até 12 anos.

A peça conta a história de duas crianças que vivem em épocas diferentes e que são bastante curiosas em relação ao tempo, temática que permeia todo o espetáculo. Aurora e sua mãe, que está grávida, vivem numa cidade grande e estão na expectativa da chegada de seu irmãozinho ou irmãzinha. Em uma época passada vive Agostinho, um menino do interior, que embarca numa longa viagem de trem com sua tia para visitar sua família. “O livro de Bartolomeu se debruça sobre este tema (o tempo) pouco palpável e tão enigmático. São inúmeras as metáforas usadas pelo autor para descrever o tempo, este senhor tão bonito”, dizem as integrantes da companhia em relação à obra que inspirou o espetáculo.

A direção é de Luciana Viacava e do premiado Fernando Escrich, que atualmente vive em Portugal e assina aqui sua segunda direção à distância – ele já havia dirigido o espetáculo Pequena Magdalena, da Cia de Copas, por Skype. Fernando também é responsável pela concepção do roteiro e trilha sonora original. O texto foi escrito por Nereu Afonso em colaboração com as atrizes. Elisa Taemi é produtora e assistente de direção, tendo se responsabilizado pela gravação dos encontros virtuais e registro das alterações no texto e andamento da peça propostos por Fernando.

As músicas são cantadas pelas atrizes e tocadas ao vivo. De forma lúdica e divertida, misturando atuação e manipulação de bonecos, o espetáculo busca encantar as crianças, estimulando a curiosidade sobre o tempo, conhecendo a trajetória de quatro personagens e suas diferentes relações com o tempo, explorando sonoridades, paisagens e memórias das gerações passadas. Tudo isso enquanto busca alcançar os adultos abordando questões filosóficas e existenciais. Na trilha também constam duas músicas do CD Canções Para Pequenos Ouvidos, da Orquestra Modesta, lançado recentemente pelo Selo Sesc. São elas Atrasadinha Estressadinha Passa o Tempo. Dirigido por Fernando Escrich, o CD está disponível em todas as plataformas digitais e foi executado mais de 10 mil vezes no Spotify desde seu lançamento.

Sobre a Cia Temporã

Aurora e o Tempo é o primeiro espetáculo da Cia Temporã, montado com recursos próprios do grupo. Desde o início de 2014, a cia está dedicada ao processo de criação dessa peça, livremente inspirada no livro Tempo de Voo, de Bartolomeu Campos de Queirós. O espetáculo foi produzido pela primeira vez com o nome de Barriga do Tempo, no ano de 2015, através do Edital ProAC de Montagem de Teatro Infantil e cumpriu as apresentações de contrapartida, permanecendo inédito em São Paulo. Em 2018, o grupo retoma o espetáculo numa outra roupagem, com novos nomes na ficha técnica, título e enredo alterados, seguindo assim as transformações do tempo.

A Cia é formada pelas atrizes Ana Luiza Caetano e Raíça Augusto, que trabalham juntas há 10 anos. Atualmente as artistas também fazem parte do grupo vocal Vozeiral, além de terem integrado o Núcleo Ausência em Cena, de São Bernardo do Campo, que tinha como pesquisa central a literatura e o teatro. O processo de criação do espetáculo Aurora e o Tempo marcou um período de transição e fim do grupo, batizado agora de Cia Temporã. O Núcleo Ausência em Cena durou seis anos e deixou como repertório três espetáculos destinados ao público adulto: Clarice: em cena (2009), Lá Fora (2011) e O quarto do Barba Azul (2012), todos com direção artística de Paula Carrara.

 Ficha Técnica

Cia Temporã: Ana Luiza Caetano e Raíça Augusto. Concepção e Trilha Sonora Original: Fernando Escrich. Texto: Nereu Afonso em colaboração com a Cia Temporã. Direção: Fernando Escrich e Luciana Viacava. Elenco: Ana Luiza Caetano e Raíça Augusto. Musicista convidada, arranjos e preparação vocal: Luisa Toller. Musicista stand-in: Aline Anfilo. Assistente de Direção: Elisa Taemi. Cenário: Bira Nogueira. Bonecos: Victor Merseguel. Bonecos (assistência): Luciana Castellano. Figurinos: Cleuber Gonçalves. Costureira: Velu Freitas. Iluminação: Priscila Carla. Técnica de Som: Lays Somogyi. Produção: Nascedouro Gestão Cultural. Fotos: Mariana Moraes.

SERVIÇO

Aurora e o Tempo

Dia 12. Domingo, 16h
Duração: 60 minutos
Teatro | 220 lugares
Grátis para menores de 12 anos, com retirada de ingressos
Ingressos: 5,00 (credencial plena), 8,50 (meia) e 17,00 (inteira)
Classificação: Livre

 

Da Redação
Foto: Mariana Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *