Sonora Brasil apresenta as mulheres na música no Sesc Jundiaí

A partir desta quarta-feira (19), o Sesc Jundiaí inicia o circuito de quatro apresentações do projeto Sonora Brasil, que difunde e aprofunda as expressões musicais no país. Os shows são gratuitos e acontecem no teatro, com retirada de ingressos na bilheteria, uma hora antes.

Em sua 22ª edição (biênio 2019/2020), o Sonora Brasil apresenta, neste ano, o tema Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira. No ano seguinte, a iniciativa trará ao público a riqueza da música indígena, com o tema A Música dos Povos Originários do Brasil. Ao todo, 63 artistas percorrerão o país, com 350 apresentações em 97 cidades. Confira a programação no Sesc Jundiaí.

Dia 19, quarta, às 20h

LÍRICAS NEGRAS

apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetem aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular, ampliando o espectro desta produção para além da segmentação racial. O grupo é formado por Georgia Camara (vibrafone e percussão – RJ), Vanessa Melo (voz e clarinete – BA), Rosa Reis (voz e caixa – MA) e Negravat (voz e percussão – SP).

Dia 20, quinta, às 18h

LÍRICAS MODERNAS

explora repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo é formado por Lucina (voz, violão e tambor – MT), Badi Assad (voz, violão e kalimba – SP) e Regina Machado (voz e violão – SP).

Dia 21, sexta, às 20h

LÍRICAS HISTÓRICAS

traz uma abordagem cronológica e apresenta um repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante. O grupo é formado por Gabriela Geluda (voz – RJ), Anastácia Rodrigues (voz, kalimba e pandeirão – PE), Priscilla Ermel (violão e viola caipira – SP) e Vanja Ferreira (harpa – RJ).

Dia 22, sábado, às 19h

LÍRICAS TRANSCENDENTES

carrega um repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra. O grupo é formado por Déa Trancoso (voz, cuatro venezolano e percussão – MG), Ceumar (voz, violão e percussão – MG) e Cátia de França (voz, violão e percussão – PB).

SONORA BRASIL

O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A iniciativa possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras. A iniciativa busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes e contribuem para a memória da cultura musical brasileira. A ação tem como objetivo difundir a diversidade da música brasileira a partir de recortes temáticos que abordam aspectos de seu desenvolvimento, com especial atenção à música de concerto e à música de tradição. Saiba mais, acessando o site do projeto: http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil2019

Serviço:
Sonora Brasil
O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600
Mais informações: (11) 4583-4900.

Da Redação
Foto:Divulgação/César Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *