Leila Pinheiro e Orquestra Tom Jobim apresentam “Clube da Esquina” no Polytheama

Para encerrar a 22ª edição dos Concertos Astra-Finamax com chave de ouro, a Orquestra Jovem Tom Jobim visita o repertório “Clube da Esquina” no concerto da série Expressão Musical, com a participação da cantora Leila Pinheiro. A apresentação acontece no dia 23 de novembro, às 20h30, no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

Sob a regência de Nelson Ayres e Tiago Costa, o grupo apresenta algumas das principais obras de Milton Nascimento e Lô Borges, com arranjos escritos especialmente para a formação da orquestra. De acordo com Nelson Ayres, “o repertório é importante e de fácil entendimento”.

Dona de uma voz inigualável e de um talento único, a cantora Leila Pinheiro é a convidada especial da noite.  Considerada uma das intérpretes mais respeitadas e de maior prestígio do cenário musical brasileiro, Leila traçou uma carreira de sucesso ao longo dos anos. Nomes como Chico Buarque, violonista Toninho Horta, do guitarrista americano Pat Metheny Horta e dos pianistas e compositores Francis Hime, Ivan Lins e João Donato participaram de seus trabalhos.

O saxofonista Cássio Ferreira, conhecido por sua habilidade de improvisar e por transcender seu sentimento através do instrumento, também fará uma participação especial durante o concerto.

O Clube da Esquina foi um movimento musical criado na década de 60, em Belo Horizonte, encabeçado por Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), que lançava músicas que debatiam Minas Gerais, a urbanização, as crenças populares, a censura da ditadura militar brasileira e os sonhos de toda uma geração jovem sendo formada neste contexto.

Palestra Educativa

No dia 22 de novembro, o musicólogo Daniel Motta ministra a palestra “Clube da Esquina” para os professores da rede municipal de ensino de Jundiaí, das 8h às 10h, no Complexo Argos, em Jundiaí.

O encontro pré-concerto abordará os elementos constituintes das músicas que compõem o programa e de que forma eles ainda estão presentes na sociedade atual.

Durante o bate-papo, Motta mostrará como os compositores utilizam ferramentas para contar histórias através de música. Serão apresentados também exemplos musicais e uma série de composições que podem ser utilizadas para aproximar o público do universo musical.

As palestras educativas são uma iniciativa dos Concertos Astra-Finamax e têm como objetivo principal a formação de plateia.

Ingressos

Os interessados em prestigiar o concerto podem adquirir os ingressos a R$ 10,00 na bilheteria do Teatro Polytheama ou através do site www.ingressorapido.com.br. O total arrecadado com a venda de ingressos será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

A apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim, da série Expressão Musical, por meio da Santa Marcelina Cultura, integra a 22ª temporada dos Concertos Astra-Finamax, conta com a produção da Atique & Atique Produções Culturais e com o patrocínio das empresas Astra e Finamax.

Serviço

Data | 23 de novembro de 2019

Local | Teatro Polytheama

Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí

Horário | 20h30

Valor | R$10,00

Classificação | Livre

 

Da Redação
Foto: Cantora Leila Pinheiro/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *