Delícia do Engordadouro é eleita a melhor coxinha de queijo de Jundiaí

A edição de dezembro do Domingo no Parque Especial, realizada no dia 1º no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva),  foi de muita satisfação para o Lambuza Bistrô, vencedor do 2º Festival da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí – Edição 2020. A diferença para o segundo colocado foi de apenas 0,15 ponto.

O estabelecimento, situado na Av. Pedro Clarismundo Fornari, 1.648, no Engordadouro, é comandado por Alisson Batistella, que ficou muito emocionado quando foi feito o anúncio do ganhador. O bistrô, que existe há seis anos, participou do evento pela primeira vez e apresentou um salgado 100% regional.

“Usamos um queijo artesanal de nome Conde do Japi, que confere à coxinha aroma e sabor inconfundíveis”, disse Alisson. “A massa do produto fica muito macia e o queijo usado tem um processo de fabricação similar ao do provolone e da muçarela”, completou Batistella.

Oito especialistas em coxinha de queijo – produto que é patrimônio imaterial do município desde 2018 – tiveram suas delícias avaliadas por seis “chefs”. Eles analisaram seis critérios, de acordo com a responsável pelo festival, Marcela Moro, diretora do Departamento de Turismo de Jundiaí. “As coxinhas receberam notas pelo sabor, estética e apresentação, textura, qualidade da massa, aroma e qualidade do recheio. Tivemos apenas moradores da cidade no evento”, destacou Marcela.

Os jurados do festival foram Fábio Fonseca Muniz, Jaderson Coimbra, Gustavo Cacezes, Simone Borsolari, Celso dos Santos Silva e Carmem Guarize. “O Lambuza Bistrô, vencedor deste domingo, ganhou ainda o direito de vender suas coxinhas na Festa da Uva de Jundiaí de 2020”, emendou Moro. Vale lembrar que, no ano que vem, a principal festa da cidade acontece nos dias 16, 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, também no Parque da Uva.

Além das notas dos julgadores, uma votação popular pela internet foi considerada para a escolha da melhor coxinha de queijo da cidade. “De 25 a 30 de novembro, 17.488 pessoas votaram, número mais de quatro vezes superior ao registrado no ano passado”, continuou Marcela. “O ganhador de 2018 teve, 60 dias após o festival, um aumento acima de 700% na venda de coxinhas por conta da repercussão de sua participação no evento”, finalizou.

O festival foi uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) / Departamento de Fomento ao Turismo, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – Departamento de Patrimônio Histórico.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

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