Belezas naturais de Santo Antônio do Pinhal é opção para feriado do Páscoa

O feriadão de Páscoa (de 09 a 12/04) é uma ótima oportunidade para quem está precisando descansar. Nesse sentido, Santo Antônio do Pinhal, a apenas 172 km de São Paulo, é o destino certo. A cidade oferece várias atividades como caminhadas por trilhas com paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras, obras de arte, até aventuras como voo de paraglider.

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os turistas podem visitar a igreja da Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio – com uma bica de água fresca das montanhas – além de passar um bom tempo batendo papo com os moradores, sempre simpáticos e calorosos. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas e até mesmo móveis requintados e obras de arte.

Vale ressaltar ainda que nessa época do ano (início do Outono) a cidade fica especialmente linda. As folhas das árvores, principalmente dos áceres e plátanos (árvore símbolo do Canadá), começam a ganhar tonalidades laranjas e avermelhadas e dão um verdadeiro show de beleza. O resultado é uma atmosfera que lembra o clima bucólico das pequenas cidades europeias.

Os visitantes podem ainda dar um pulo até a Estação Eugênio Lefévre, uma das atrações mais visitadas de Santo Antônio do Pinhal. No local está instalada uma tradicional cafeteria cujo o principal atrativo e o famoso bolinho de bacalhau. Mas ainda tem diversas outras opções de comidinhas típicas das montanhas e até almoço. Bem ao lado da estão, vale conhecer o Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, que oferece uma vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

Para aqueles que querem um contato ainda mais próximo com a natureza podem fazer diversas trilhas, a cavalo ou a pé, com guias locais. Além disso, dá conhecer diversas cachoeiras, sendo a Cachoeira do Lajeado a mais famosa delas. Os mais aventureiros podem ainda ir ao Pico Agudo, com aproximadamente 1.700 metros de altitude, cuja vista de 360° permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba. Conhecer o Pico Agudo é indispensável. Outro diferencial é que os visitantes também podem agendar voos de paraglider nas agências da cidade.

Se o casal se interessa por arte, com certeza, vai se surpreender. A cidade abriga artistas de renome internacional, cujas obras são produzidas em madeira, cerâmica, tecido, além de velas e muito artesanato local. Outra atração importante são os orquidários, com flores capazes de deslumbrar até os mais exigentes. E não é para menos, Santo Antônio do Pinhal é uma das primeiras e maiores produtoras de orquídeas do Brasil, além de ser também uma das maiores exportadoras destas flores para a Europa e América do Norte.

Para os amantes da boa mesa, a dica é conhecer o Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quanto Estações de Pinhal. Com o conceito de slow food, o chef do Seu Beneditú trabalha com ingredientes fornecidos por pequenos produtores locais. O objetivo é oferecer aos visitantes, de fato, uma experiência gastronômica a partir dos sabores típicos de Santo Antônio do Pinhal. Com um clima intimista, o Bistrô Seu Beneditú é ideal para jantares à luz de velas. Só um alerta, é necessário fazer reserva antecipadamente por telefone na Pousada Quatro Estações.

Aliás, uma dica para curtir os atrativos da cidade do santo casamenteiro com muito conforto, é ficar hospedado na Pousada Quatro Estações de Pinhal, uma das melhores da região. Dentro da pousada, os casais podem fazer caminhadas pela trilha se divertir na piscina, da jacuzzi aquecida ou no salão de jogos. Os pacotes de três diárias para casal, de quinta a domingo, têm tarifas variando a partir de R$ 1.297. No valor está incluso um delicioso café da manhã.

 

Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *