HQ sobre Anita Malfatti será lançada com exposição dia 21/05

A trajetória da pintora Anita Malfatti, a precursora do modernismo no Brasil, é retratada na HQ “A outra Anita” , publicada pela Faria e Silva Editora. O lançamento presencial da obra, escrita por Paulo, Yuri e Teo Garfunkel, com exposição de páginas originais, acontece neste sábado (21/05), a partir das 14h, na Lambreta Café, em São Paulo.

A ideia de produzir o romance gráfico sobre a pintora surgiu por conta do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, comemorado em fevereiro de 2022. O projeto em família,  escrito e ilustrado a seis mãos por Paulo Garfunkel e seus filhos Yuri e Teo Garfunkel, foi financiada com o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC LAB 2021).

“Desde 2019 estava interessado em desenvolver um projeto artístico sobre a Semana de Arte Moderna, e comecei a pesquisar com o apoio da minha companheira, a  historiadora Anita Limulja. Me surpreendi com a obra e personalidade de Anita Malfatti, que inspirou os demais modernistas paulistas com a força de sua pintura em 1917, quando eles ainda nem rascunhavam o que viria a ser o movimento modernista”, declara Yuri Garfunkel que assina as artes visuais.

Foi então que surgiu a oportunidade de colocar em prática e no papel o projeto de fazer uma HQ em família já que Paulo e Teo são escritores e compartilharam o roteiro. Também integrou o time Anita Limulja (pesquisadora), Mayra Laudanna (curadora), João Carlos Villela (produção executiva), Emília Santos (arte final), Thiago Fuganti (programador) e Faria e Silva Editora.

Biografia ilustrada tem entre seus objetivos apresentar uma nova perspectiva sobre a importância de Anita Malfatti no cenário cultural, social e artístico.
Biografia ilustrada tem entre seus objetivos apresentar uma nova perspectiva sobre a importância de Anita Malfatti no cenário cultural, social e artístico.

 

A produção

Foram dois anos e meio de produção da biografia ilustrada que tem entre seus objetivos apresentar uma nova perspectiva sobre a importância de Anita Malfatti no cenário cultural, social e artístico.

“Foi muito interessante entrar em contato com a obra de Anita de maneira mais profunda, conhecer sua história. A família dela foi muito generosa, aprovou a ideia e passou informações preciosas, nos apresentou Mayra Laudanna que corrigiu algumas visões esteriotipadas. Com tudo isso conseguimos traçar uma visão mais próxima de quem foi a Anita, retratar sua história que é muito interessante, marcada por buscas, ou seja, de alguém que está sempre procurando uma linguagem própria, independente das tendências, vivenciando várias escolas”, detalha o roteirista Paulo Garfunkel.

Da experiência do projeto em família, Paulo declara que foi um prazer trabalhar com os filhos e toda equipe. “Nos sentimos muito seguros para retratar esse ícone que é Anita Malfatti”, pontua.

A obra

A edição digital de “A outra Anita” foi lançada em fevereiro e está disponível em http://www.aoutraanita.com/. A versão impressa está disponível no site https://fariaesilva.com.br. Neste sábado (21/05), estarão à venda os exemplares impressos e haverá exposição e venda dos originais. As páginas foram produzidas em lápis grafite, aquarela e giz de cera de abelha sobre folhas de papel filtro nas proporções 40 cm x 28,5 cm.

Serviço:
A Outra Anita – lançamento do livro e exposição de originais
Sábado 21 de maio a partir das 14h
Lambreta Café
Rua da Fraternidade, 130 – São Paulo
Próximo à estação Alto da Boa Vista do metrô
Informações: (11) 95123-3930 com Yuri

Da Redação
Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *